*Colaboração de Raphael Bezerra

Após a prisão, o chefe do Comando Vermelho em Trindade, Cássio Dumont Martins, conhecido como Cascão, será transferido para Goiás, onde ficará à disposição do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). A informação foi confirmada pelo tenente-coronel Ricardo, do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar de Goiás (BOPE/PM-GO).

A prisão ocorreu na manhã desta sexta-feira, 9, no Rio de Janeiro, na comunidade do Falete, no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa. A ação foi resultado de uma operação integrada entre o BOPE/PM-GO, a Polícia Federal (PF) e o BOPE da Polícia Militar do Rio de Janeiro (BOPE/PM-RJ), com troca de informações e apoio do Grupo Aeromóvel da unidade fluminense.

“O BOPE do Rio de Janeiro realizou a incursão na comunidade, com apoio de helicópteros da corporação, e efetuou a prisão de Cássio”, afirmou o tenente-coronel ao Jornal Opção.

Segundo o militar, Cascão possui uma extensa ficha criminal e responde por dois homicídios, com 35 anos restantes de pena a cumprir. Além disso, há processos em aberto por tráfico de drogas e roubo.

O chefe da facção estava foragido desde 2018, quando fugiu do Complexo Prisional de Trindade junto com outros 19 detentos, utilizando explosivos. Desde então, segundo a polícia, passou a comandar o tráfico de drogas no município, operando um esquema de venda no formato “delivery”, com entregas rápidas de entorpecentes realizadas por motocicletas e automóveis. “A coordenação do tráfico e a distribuição das drogas era feito através da influência dele [no Rio de Janeiro].”

Leia também: Chefe do tráfico em Goiás é preso no Rio de Janeiro