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O início da pavimentação da GO-147, no último sábado, 4, entre Bela Vista de Goiás e Silvânia, marca mais do que a construção de uma rodovia: simboliza uma mudança radical na forma como o Estado executa obras públicas. Com um modelo inovador de contratação, o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) e o Governo de Goiás conseguiram reduzir o tempo de início das obras de três anos, no modelo tradicional, para apenas três meses.

Segundo Armando Rollemberg, presidente do Ifag, esse modelo associativo já permitiu lançar quatro obras em apenas 100 dias. “Se fosse pelo modelo convencional, em três anos não estaríamos com esse pátio ainda cheio de máquinas”, destacou.

O trecho de 46,3 km da GO-147 terá investimento de R$152 milhões do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra) e incluirá uma ponte de 50 metros sobre o Rio dos Bois. A obra deve ser concluída até o final de 2026 e beneficiará cerca de 6,4 mil propriedades rurais em 10 municípios da região, garantindo transporte mais seguro e rápido, acesso a escolas e serviços de saúde.

Para o produtor rural Antônio Divino da Cunha, a realização é pessoal. Rollemberg contou que Antônio foi protagonista em mobilizações e assinaturas de abaixo-assinados que pressionaram pelo início das obras e acompanhou a assinatura do contrato em setembro. “Ele é a prova de que essas obras não são apenas números, mas sonhos concretizados”, afirmou o presidente do Ifag.

Parceria que acelera resultados

O consórcio entre Governo de Goiás e Ifag segue o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (OSC) e representa uma ruptura com a burocracia tradicional das licitações. A lei estadual nº 22.940/2024 permite que entidades do terceiro setor atuem em gestão compartilhada com a Goinfra, com fiscalização rigorosa dos órgãos de controle.

O governador Ronaldo Caiado destacou a eficiência do modelo: “Nunca fizemos uma obra com intuito eleitoreiro. Fazemos a obra com dinheiro em caixa e a empresa sabe que vai receber”. Para Pedro Sales, presidente da Goinfra, Goiás se posiciona como referência nacional: “Estamos na vanguarda da contratação de obras públicas, focados na boa aplicação do recurso, no controle de qualidade e na celeridade das entregas”.

O vice-governador Daniel Vilela lembrou que a região permaneceu esquecida por décadas. “As últimas obras aqui foram há 30 anos, no governo do meu pai. Hoje é um dia histórico para Bela Vista, Silvânia e toda a região”, celebrou.

Expansão do modelo

Além da GO-147, o novo modelo já viabilizou a pavimentação das rodovias GO-180, GO-178 e GO-461, totalizando mais de R$488 milhões em investimentos. Outras três rodovias estão em fase de estruturação, mostrando que Goiás aposta em agilidade, transparência e impacto socioeconômico para se tornar referência nacional em infraestrutura.

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