A duplicação da BR-153, conhecida como rodovia da morte, prevê a construção de uma segunda ponte sobre o Rio das Almas, entre Rialma e o povoado de Jardim Paulista, em Nova Glória. As frentes de obra também avançam em diversos trechos de Goiás, como Rianápolis, Rialma, Uruaçu e Campinorte, e no Tocantins, nos municípios de Talismã, Alvorada e Figueirópolis.

As intervenções de ampliação e duplicação começaram em julho e têm previsão de entrega no segundo semestre de 2026. O investimento supera R$ 500 milhões e contempla 60,48 km de novas pistas duplicadas, quase 30 km de vias marginais, 14 retornos, oito dispositivos, três passarelas e dois acessos.

O contrato de concessão prevê, ao todo, 622 quilômetros de duplicações, sendo 57% delas projetadas para ficar prontas até o décimo ano de vigência. A expectativa do Governo Federal é de R$ 7,8 bilhões aplicados em obras e outros R$ 6,2 bilhões destinados a custos operacionais.

Em Goiás, devem ser entregues 448,54 km de rodovias duplicadas até o fim do contrato. No Tocantins, mais de 173 km de duplicações estão previstos. As informações são da Ecovias do Araguaia, concessionária responsável pela administração da rodovia.

Ponte sobre o Rio das Almas

A Ecovias Araguaia afirma que a ponte atualmente em uso “se mantém em condições seguras”, com monitoramento constante e sem riscos para motoristas. O contrato prevê reforço e alargamento da estrutura existente, além da construção de uma nova ponte para atender a futura pista duplicada.

A concessionária também informa que uma de suas obrigações junto à ANTT é zelar pela faixa de domínio, adotando medidas legais para impedir usos irregulares e realizar desocupações quando necessário.

“Seguimos rigorosamente o contrato de concessão e a legislação vigente, não realizando nenhuma ação que desampare ou prejudique qualquer lindeiro antes da conclusão de todo o rito processual”, diz a empresa em nota.

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