Com recursos do Fundeinfra, rodovia GO-184 passa por reconstrução com asfalto de 27 cm de espessura

15 julho 2025 às 11h08

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Ao percorrer a GO-184, entre o povoado de Itumirim e o município de Aporé, no Sudoeste goiano, a equipe do Jornal Opção se deparou com uma obra que chamou a atenção pela qualidade da pavimentação. Segundo um encarregado responsável pela reconstrução, a nova malha asfáltica da rodovia está sendo executada com uma espessura total de 27 centímetros — uma combinação de 15 cm de brita misturada com o asfalto antigo, 7 cm de asfalto mais grosso e outros 5 cm de acabamento com asfalto mais fino.
“Já trabalhei no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que é um órgão federal, e nunca vi um asfalto com essa qualidade. Os goianos estão de parabéns”, afirmou o encarregado da obra.
De acordo com ele, todo o trecho de 91 km será reconstruído com esse padrão. A espessura reforçada tem como objetivo suportar o tráfego pesado de veículos, como caminhões, bitrens e rodotrens que circulam diariamente pela rodovia, principalmente transportando soja, milho, cana-de-açúcar e gado.
Procurada pela reportagem, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) confirmou a execução das obras no trecho de 91,4 quilômetros, entre Itumirim e o trevo de acesso a Cassilândia (MS). Segundo a agência, o investimento é de R$ 234,5 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), após aprovação do Conselho Gestor do fundo, que inclui representantes do governo estadual e do setor produtivo.
Por ser uma rota estratégica de escoamento da produção agropecuária, ligando o Sudoeste de Goiás ao Mato Grosso do Sul, a GO-184 recebe um elevado fluxo de cargas. Isso exige soluções técnicas que garantam maior resistência e durabilidade ao pavimento, estendendo a vida útil da rodovia.
A obra teve início em março deste ano e, até o momento, já apresenta 32% de avanço físico. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 2026.

Prefeito de Aporé destaca impacto positivo da reconstrução da estrada
O prefeito de Aporé, Leonardo de Carvalho (PP), destacou os benefícios gerados pela reconstrução da rodovia GO-184, que passa pelo município. A obra, orçada em mais de R$ 230 milhões, está em andamento e, segundo ele, trará impactos diretos na economia local, na saúde e na educação.
“O nosso município, por ter uma distância muito grande da capital, depende muito das nossas rodovias. Então essa rodovia vai auxiliar muito a gente na parte logística, vai diminuir o preço dos materiais que chegam aqui, e o consumidor final vai acabar pagando menos”, afirmou o prefeito.
De acordo com Leonardo de Carvalho, a melhoria na malha viária também vai beneficiar o setor da saúde. “Para fazer exames, temos uma parte da população que precisa se deslocar até Jataí, Paranaíba ou Quirinópolis, e sempre usamos essa rodovia. Agora, com a nova pavimentação, o trajeto será mais seguro e eficiente.”
O prefeito elogiou a qualidade da obra: “É um dos melhores asfaltos que eu já vi sendo construído. Estão refazendo do zero, e está ficando muito bom. A gente já sofria com essa rodovia há quase 20 anos. Faziam recapeamentos, mas o serviço não ficava bom porque o material já estava muito degradado. Agora está sendo feito tudo novo.”
Leonardo de Carvalho destacou os impactos positivos para o setor produtivo local. “Empresas como a Usina Nardini e o frigorífico Boiporé, que têm frotas grandes, sofriam muito com quebras constantes de caminhões. A própria prefeitura enfrentava dificuldades com a manutenção da frota escolar por causa dos buracos na pista.”

O prefeito atribuiu o avanço da obra ao governo estadual. “Graças ao nosso governador Ronaldo Caiado e ao vice-governador Daniel Vilela, a reconstrução está acontecendo e ajudando muito a nossa população”, completou.
Segundo ele, a nova rodovia também representará economia para o município. “Vai gerar economia tanto para a prefeitura, quanto para os comerciantes e as indústrias, com redução de custos logísticos e menor necessidade de manutenção da frota.”
Obra reduzirá prejuízos para empresa de transporte de cana na região
A reforma da rodovia, trouxe alívio para transportadoras que atuam no escoamento de cana-de-açúcar. A Trans Euro Transporte, que opera há quase duas décadas no trecho, relata que os custos com manutenção de veículos diminuíram significativamente desde o início das obras.
Felipe Crespo, assessor da diretoria da empresa, explica que a situação da rodovia já foi crítica. “Nós estamos aqui há mais ou menos 18 anos. Houve períodos em que essa rodovia praticamente não tinha asfalto, de tantos buracos. A gente perdia muito pneu que estourava, muito fecho de mola, sem contar os estragos maiores”, lembra.
Segundo ele, a precariedade da via já provocou acidentes graves. “Nós tivemos tombamentos aqui na rodovia no passado por causa da má qualidade do asfalto e das condições precárias. Quando chovia, se formavam buracos realmente gigantes. Já tivemos carros pequenos danificados e caminhões que tombaram.”

Com a recuperação da rodovia, Felipe Crespo destaca a melhora imediata. “Eles estão fazendo um excelente trabalho, um asfalto de qualidade. Mesmo a rodovia não estando pronta, os nossos gastos com quebras já diminuíram.”
A parte mais crítica da rodovia, de acordo com o assessor, foi a primeira a ser recuperada. “A pior parte era da usina Nardini até Itumirim, e foi por lá que começaram a reforma. Nessa parte da rodovia, a gente já está lidando com 80% de asfalto novo, e isso trouxe um impacto financeiro positivo para a empresa.”
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