A Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult) disponibilizou nesta segunda-feira, 05, os novos editais para o Fundo de Arte e Cultura (FAC) 2022. As regras para inscrição e participação foram publicadas no Diário Oficial, além de estarem disponíveis na plataforma Mapa Goiano (mapagoiano.cultura.go.gov.br) e também no site da Secult (www.cultura.go.gov.br). Ao todo, o programa foi dividido em 16 editais com mais de R$ 14 milhões disponibilizados.

Entre os segmentos que estão contemplados com os editais estão artes visuais; artes cênicas; artesanato e arte popular; audiovisual; bolsa de formação; circo; dança; festivais de cinema; festivais de música; hip hop e arte urbana; literatura; meu primeiro edital; música; musicais; museus, arquivos e bibliotecas; e patrimônio imaterial, povos tradicionais e originários.

As inscrições para participar do FAC 2022 poderão ser realizadas entre os dias 21 e 25 de outubro. Sendo que a previsão para os resultados serem disponibilizados será no dia 9 de dezembro. Todos os projetos serão avaliados por uma comissão de servidores técnicos com conhecimento na área e de membros do Conselho Estadual de Cultura.

“Nosso objetivo é preparar os produtores e artistas para que eles tenham tempo de fazer seus projetos até a data das inscrições”, explicou o secretário de Estado da Cultura, Marcelo Carneiro. Para poder se inscrever, antes é necessário realizar um cadastro no Mapa Goiano. Na sequência, é preciso fazer a inscrição por meio de um formulário on-line na mesma plataforma.