Educação define metas para melhorar o desempenho escolar na rede estadual de ensino em Goiás
15 fevereiro 2023 às 07h49

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A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, na noite desta terça-feira, 14, uma reunião com o governador Ronaldo Caiado (UB) e gestores escolares para a definição de metas com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos da rede estadual de ensino em Goiás. O encontro foi realizado em Anápolis e contou com a presença da secretária Fátima Gavioli.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual convocou diretores e professores a trabalharem com estratégias, em busca do resultado. “Me ajudem naquilo em que acredito: vamos ser o primeiro estado a romper o ciclo da pobreza com base na educação de qualidade”, solicitou o governador.
A expectativa é elevar as notas do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação. A meta definida visa ampliar a nota geral de 5,3 para 5,6 no ensino fundamental e de 4,5 para 4,8 no ensino médio. “Sei que os profissionais da educação vão se dedicar para que todo estudante termine o ano letivo sabendo o que precisa saber”, salientou Gavioli.
Repasses
Durante o encontro, Caiado também anunciou o repasse de R$ 58 milhões às escolas estaduais, para o presente ano, por meio de diferentes programas de incentivo, como o Pró-Escola, o Gás na Escola e o Programa Pequenos Reparos.
De acordo com o Executivo estadual, desde 2019, foram investidos mais de R$ 5 bilhões na educação. “Vamos dar às crianças e aos jovens a perspectiva de vencer na vida, de acordo com a vocação de cada um”, enfatizou o governador.
Ideb
Os números do Ideb divulgados no ano passado, referentes a 2021, colocaram Goiás no segundo lugar nacional. A posição foi considerada positiva, já que o período registrou impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos.
A expectativa, conforme a Seduc, é que a retomada das atividades presenciais e os investimentos da gestão estadual na área gerem impacto positivo no indicador. Entre as medidas, estão ações de reforço escolar, utilização de plataformas interativas e adequação de conteúdos.