Varíola dos macacos é confirmada em crianças e idosos de Goiás
16 agosto 2022 às 20h19
COMPARTILHAR
Os primeiros casos de varíola dos macacos (monkeypox) em crianças e idosos foram confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), nesta terça-feira, 16.
Nos informativos divulgados pela pasta até segunda-feira, 15, as idades dos pacientes diagnosticados variavam entre 20 e 47 anos. Já no boletim desta terça-feira, 16, a SES-GO informou que os casos confirmados são de pessoas que têm entre nove e 64 anos.
No total, o estado tem 120 confirmações da doença, a maioria (95) em Goiânia. Aparecida de Goiânia está em segundo lugar em número de casos, com 13 confirmações. Valparaíso de Goiás, Luziânia e Cidade Ocidental têm dois casos cada. Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Bom Jesus de Goiás, Inhumas, Itaberaí e Senador Canedo têm um caso cada. O estado tem 267 casos suspeitos, que estão sob investigação. Até o momento, 115 foram descartados.
Os sintomas da varíola dos macacos são febre, dor de cabeça, inchaço dos gânglios, dor nas costas, dor muscular, calafrios e exaustão. A transmissão da varíola dos macacos ocorre por contato com fluidos corporais, lesões na pele ou mucosas, como boca ou garganta. A doença também pode ser transmitida por gotículas respiratórias durante contato prolongado ou por objetos contaminados.