Sueli Neves é eleita nova diretora do Conselho Regional de Serviço Social de Goiás
17 março 2023 às 12h41
COMPARTILHAR
A assistente social Sueli Almeida Neves Sousa foi eleita nova conselheira-presidente eleita do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) de Goiás. Ela toma posse a partir do dia 15 de maio, data em que se celebra o Dia da/o Assistente Social. Sueli foi eleita com 618 votos, equivalente a 55,33% dos votos válidos da disputa, por meio da chapa “Serviço Social é luta coletiva, organização e resistência”. A chapa 2, “Você faz parte”, teve 499 votos (44,67%) e ficou em segundo lugar.
Além da eleição da direção do CRESS Goiás, também foi definida direção do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). Nesse caso, a votação ocorreu com chapa única – “Que nossas vozes ecoem vida-liberdade” –, que obteve 27.722 votos, correspondentes a 92,64% do total de votos válidos. A chapa é presidida pela assistente social Kelly Rodrigues Melatti, de São Paulo.
Relatório de apuração da votação foi foi auditado e divulgado na madrugada desta sexta-feira, 17, no site do CFESS
Para a conselheira-presidente do CRESS Goiás, Nara Costa, a eleição consagra a tradição democrática dos conselhos federais e regionais de Serviço Social. “Consideramos que foi bastante expressiva a participação das e dos assistentes sociais nessa eleição, inclusive considerando que, diferente dos outros conselhos profissionais, o voto não é obrigatório. O próximo período será mais um em nosso processo de lutas pelo fortalecimento da nossa profissão e das várias políticas públicas nas quais atuamos”, destaca.
O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) assumem a função de orientar, normatizar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional, bem como de garantir o cumprimento dos princípios contidos no Código de Ética Profissional e na Lei de Regulamentação da Profissão
Sueli Almeida Neves é assistente social graduada pela PUC Goiás em 2002, especialista em Políticas Públicas e Saúde Mental e Psicologia Social. Também é mestre em Serviço Social pela PUC Goiás em 2007 e traz consigo experiência de atuação na Comurg, na Política de Assistência Social (CRAS Floresta) e em unidades de saúde pública, incluindo Cais Finsocial, Distrito Sanitário de Saúde da Região Noroeste, NASF e, atualmente, Caps Noroeste. Ela também é professora de Política de Educação na UFG e PUC.