Sob gestão de Gustavo Mendanha, Aparecida é apenas 171ª colocada no Ideb 2021
22 setembro 2022 às 14h33
COMPARTILHAR
Administrada pelo candidato ao governo de Goiás Gustavo Mendanha (Patriota) até março deste ano, Aparecida de Goiânia ficou com 171ª colocação no ranking estadual do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), na avaliação do Ensino Fundamental – Anos Iniciais de 2021.
Segundo os dados, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a educação municipal de Aparecida alcançou nota 5,4, o que garante a 2823ª posição no ranking nacional.
Aparecida perdeu dois décimos na avaliação deste ano em relação a avaliação de 2019, quando tinha nota 5,6. Mesmo assim, o município saiu da posição 183ª para 171ª.
A posição do município corrobora a queda já observada no último Ranking de Competitividade dos Municípios, um estudo do Centro de Liderança Pública, que avalia 65 indicadores organizados em 13 pilares temáticos. O estudo, divulgado no último dia 13, mostrou queda de 42 posições para Aparecida, em relação ao ranking anterior.
No pilar “Acesso à Educação”, medido pelo ranking, Aparecida de Goiânia perdeu 28 posições, tendo seu pior desempenho no indicador “Alunos em Tempo Integral – Ensino Fundamental”, que desceu 83 pontos.
Entre os municípios da região Metropolitana de Goiânia, Aparecida fica atrás de Trindade (classificada com nota 5,8), Anápolis (6,0) e Rio Verde (6,3). Além disso, o município de Gustavo Mendanha aparece empatado com Hidrolândia, com os mesmos 5,4.
Apesar do rendimento de Aparecida nos índices de educação municipal, recentemente o ex-prefeito Gustavo Mendanha teceu críticas ao segundo lugar nacional de Goiás no Ideb 2021. Com nota 4,5 no Ensino Médio, o Estado fica atrás apenas do Paraná, que tem nota 4,6.
Por lá, no entanto, a administração pública adotou a aprovação automática de todos os alunos da rede durante a pandemia, o que contribuiu para a melhora no índice. Em Goiás, a Secretaria de Educação não adotou o mecanismo, na intenção de não mascarar possíveis sinais de déficit de ensino.