O Estádio Serra Dourada será revitalizado e terá “vida 24 horas”. As informações são do vice-governador Daniel Vilela (MDB). De acordo com ele, o projeto de revitalização do Governo de Goiás prevê a instalação de um complexo gastronômico e de lazer no local, com restaurantes, lojas e serviços para quem vai assistir aos jogos. O projeto pode ter sido inspirado no de Brasília, que na área entre o Estádio Nacional Mané Garrincha e o Ginásio Nilson Nelson, abriga o mercado do Mané.

“Nossa ideia é transformá-lo em um local de uso diário, que dê fluxo de pessoas, que tenha restaurantes, lojas, uma série de serviços, que a gente possa levar grande parte dos servidores públicos do Estado que estão em locais alugados e criar uma condição de trabalho lá também, já que está ao lado da Prefeitura de Goiânia, da Assembleia Legislativa e do Ministério Público Federal. O objetivo é criar ali uma praça que vai ter vida 24 horas por dia”, explicou Daniel Vilela.

Segundo o Governo de Goiás, o estádio será revitalizado por meio de uma concessão com empresas privadas. Em seu ponto de vista, a ausência do estádio na lista de sedes da Copa do Mundo de Futebol masculino de 2014 foi evento “trágico e mortal” para o Serra Dourada, que completou 48 anos em março. Daniel destacou que hoje há uma tendência dos clubes de terem suas próprias arenas, menores, com custo também menor.

“O espaço externo do Serra Dourada é algo que nenhum estádio do Brasil tem. Tanto do ponto de vista arquitetônico, quanto de engenharia. E é uma estrutura muito bem-feita. No entanto, vamos focar em criar uma acústica mais adequada. Goiânia tem um problema para fazer grandes eventos por causa de uma questão de volume mesmo. Ali é uma região adensada para residências e a gente precisa se adequar a isso”, projetou o vice-governador.

As Secretarias de Esporte e Lazer (Seel), Administração (Sead), Geral de Governo (SGG), a Goiás Parcerias e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) integram o planejamento.

Chamamento público para revitalização do Estado

O Governo de Goiás prorrogou o prazo do chamamento público, que tem objetivo de firmar parceria para que estudos sejam feitos para revitalizar o complexo esportivo do estádio Serra Dourada, que inclui o principal palco do futebol goiano. Interessados terão mais 15 dias, conforme aviso publicado no Diário Oficial do Estado, nesta segunda-feira, 28.

O Governo de Goiás publicou, nesta sexta-feira, 1º de setembro, no Diário Oficial do Estado, chamamento público de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para proposta de estruturação do Distrito de Esporte e Entretenimento do Complexo do Estádio Serra Dourada, composto pelo Estádio Serra Dourada, Ginásio Valério Luiz de Oliveira (Goiânia Arena) e áreas adjacentes. O edital está disponível no site da Seel.

Nota da Seel na íntegra

A Comissão Especial de Avaliação e Seleção do projeto recebeu solicitação dos possíveis interessados para prorrogação do prazo, e acatou ao pedido, levando em consideração a necessidade de ampliação do tempo hábil da documentação jurídica, técnica e plano de trabalho exigida no edital, por mais 15 dias corridos. O prazo encerrará no dia 12 de setembro de 2023.