Saúde apresenta plano para controle de dengue, zika e chikungunya

25 novembro 2022 às 09h54

COMPARTILHAR
Com a ampla disseminação do Aedes aegypti em todas as regiões, com circulação simultânea de sorotipos virais 1 e 2 da dengue e confirmação de casos de zika e chikungunya, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) elaborou o Plano de Contingência para o Controle de Arboviroses 2022/2023. O documento que norteia as ações da pasta no combate as doenças foi apresentado durante a Reunião Nacional de Vigilância e Controle das Arboviroses, realizada nesta semana em Brasília (DF), pelo Ministério da Saúde.
Durante o encontro, foram discutidas e definidas estratégias de enfrentamento às arboviroses, em conjunto com Estados e municípios, para uma ação mais robusta e integrada. “Esperamos levar desta reunião, para os municípios goianos, experiências exitosas e novas estratégias de controle vetorial, para que possamos melhorar nossos indicadores em saúde”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim.
Apesar do esforço do Estado e dos municípios, essa situação epidemiológica tem provocado epidemias e aumento na procura pelos serviços de saúde, com ocorrência de casos graves e óbitos. Como consequência, há demanda de alocação de recursos financeiros e humanos para minimizar os impactos, especialmente pelo vírus da dengue.
“Dessa forma, elaboramos esse plano que, por meio de ações estratégicas, busca reduzir a ocorrência de casos dessas doenças e suas consequências, além de prevenir e controlar processos epidêmicos por arbovírus e apoiar as Regionais de Saúde e municípios no enfrentamento às arboviroses”, explica Flúvia Amorim.