O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) participou neste sábado, 25, da inauguração de reformas no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. Ao todo, com um investimento de R$ 2,7 milhões, foram reestruturados 32 banheiros dos setores de arquibancada e cadeiras. Os novos espaços também terão itens de acessibilidade para pessoas com deficiências, além da arena agora contar com um fraldário.

“Temos muito mais a fazer para trazermos outros eventos, dando mais funcionalidade ao Serra Dourada”, disse Caiado durante discurso, elogiando a arquitetura do estádio. “Nenhum clube no Brasil tem um área como essa, em um local nobre e privilegiado. Isso aqui está sendo utilizado, precisa ser um local para trazer famílias e visitantes. Que a arena volte a ser referência nacional como foi durante muitos anos, esse é o resgate que temos que fazer na história de Goiás”, completou.

Além da inauguração dos banheiros, o governador também assinou uma ordem de serviço para reforma do espaço ecumênico do Serra Dourada. Com um orçamento de R$ 500 mil, a obra busca recuperar o local próximo ao túnel de entrada das tribunas.

Caiado ainda aproveitou para relembrar o discurso do primo Leonino Di Ramos Caiado, ex-governador de Goiás, durante a inauguração do Serra Dourada, em 1975. 

“Ele fez um discurso que ficou para história da política do estado. Com plateia cheia, quando foi inaugurar esta magnífica obra, ele se levantou e disse: ‘está entregue o Estádio Serra Dourada à população do estado de Goiás’, e sentou. Então provavelmente foi o momento que ele mais foi aplaudido na época”, contou o chefe de Estado goiano.

Logo após a inauguração, os novos ambientes estarão disponíveis para o jogo de hoje, às 16h, entre Goiânia e Goiás, válido pelas quartas de final do Campeonato Goiano. Por ser torcedor do Anápolis, Caiado brincou que a sua “neutralidade” significa um boa sorte sincero às equipes. Também estiveram presentes na cerimônia os dirigentes do Goiânia e Goiás, Alexandre Godói e Edminho Pinheiro, respectivamente. 

Programas de incentivo ao esporte

Durante a solenidade de inauguração das reformas, a deputada federal Flávia Morais (PDT) disse que o local é uma “referência para todos nós” e destacou a importância dos programas estaduais que incentivam o esporte. “Fico feliz que uma das propostas da próxima gestão do governador seja reformar, junto às prefeituras, todos os ginásios de esportes municipais. Precisamos desses serviços e de programas de incentivo”, contou a parlamentar, que também é professora de educação física. 

Atualmente, conforme listou Caiado, Goiás possui mais de 600 atletas diferenciados no programa Pró-Atleta, recebendo bolsa durante os doze meses do ano, além do programa Construindo Campeões. “É uma iniciativa que me encanta. São 8 mil crianças em diversos municípios que recebem uma preparação para a vocação delas”, disse.