O prefeito de Jataí, Humberto Machado (MDB), conta com o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT) durante o seu 5º mandato como gestor da cidade no sudoeste goiano. Segundo a deputada estadual Bia de Lima (PT), em conversa com o Jornal Opção, neste momento o emedebista possui apoio da legenda no município. Entretanto, isso não está garantido para o próximo pleito em 2024, já que existem chances de lançar uma candidatura própria.

“Estamos em um processo de reconstrução e fortalecimento do PT”, apontou a parlamentar natural de Jataí, eleita com quase 25 mil votos em 2022. “Principalmente na minha cidade, desde a minha ida para Goiânia, o partido ficou fragilizado lá. Então, agora estamos em um processo para reestruturar e buscamos uma construção para disputar as eleições do ano que vem”, completou.

Entretanto, por conta do processo de reestruturação, a deputada também não garantiu que o partido conseguirá ter uma chapa própria. “Sou adepta a ideia de que política não é apenas para ‘disputar’, assim como o presidente Lula. Essa perspectiva é do passado e hoje vamos ir para o pleito onde tivermos condições de vencer, como é o caso de Goiânia e Anápolis, por exemplo”, explicou.

Por isso, Lima não descarta realizar alianças para as eleições municipais de 2024 em Goiás, o que não descarta a possibilidade de manter o apoio ao 6º mandato de Machado.