Produção da Hyundai deve ser encerrada na fábrica da CAOA de Anápolis; entenda

20 junho 2025 às 13h07

COMPARTILHAR
A fábrica da CAOA em Anápolis (GO) deve deixar de produzir veículos da Hyundai. O fim da produção encerra uma parceria iniciada em 1999 entre a CAOA e a Hyundai. Segundo apuração da Autoesporte e confirmada pelo Jornal Opção, a decisão foi tomada após mudanças nos termos do acordo entre as duas empresas anunciadas em fevereiro deste ano, que previam novos investimentos na fábrica e a ampliação da produção de modelos Hyundai em Goiás, como o Tucson e o utilitário HR. No entanto, o plano não avançou. Até o momento, não houve nenhuma mudança na linha de produção, mas a grande concentração de produtos saídos da linha atualmente ainda é CAOA Chery.
Apesar da mudança na produção, permanece em vigor o contrato de distribuição da Hyundai por meio da rede de concessionárias CAOA, que comercializa veículos nacionais e importados da marca sul-coreana. Ao Jornal Opção, no entanto, a CAOA não confirmou o fim da produção. “Temos uma política de sigilo judicial que não nos permite comentar planos de negócios, futuros lançamentos ou tratativas de projetos subsequentes”, afirmou em nota.
As empresas foram procuradas, mas não confirmaram oficialmente o encerramento da produção. A Hyundai alegou seguir políticas de confidencialidade e governança corporativa. A CAOA, por sua vez, declarou que não comenta planos de negócios ou projetos futuros devido a cláusulas de sigilo judicial.
A relação entre as companhias já havia sido marcada por disputas. Em 2018, a Hyundai tentou assumir as operações da CAOA no Brasil, o que levou a um processo arbitral internacional. O tribunal decidiu a favor da CAOA em 2021, permitindo a continuidade do contrato de representação. No entanto, o conflito travou a liberação de novos modelos para produção e importação por ambas as partes.
Houve uma tentativa de reestruturação da parceria em 2024, com promessa de unificação das concessionárias e redistribuição de responsabilidades. A Hyundai ficaria responsável pela importação e distribuição, enquanto a CAOA assumiria a produção local. A proposta não se concretizou. Uma nova geração do Tucson ainda pode ser produzida em Anápolis a partir de 2026, mas não há confirmação oficial.