Dr. Wallisson Freitas (Podemos) é o novo prefeito de São Simão. Nas eleições suplementares realizadas no dia 3 de setembro, o novo chefe do Executivo recebeu 48,75% dos votos válidos. Em entrevista ao Jornal Opção, o novo prefeito afirmou que sua vitória se deve ao cansaço da sociedade com os escândalos que marcam a política do município há décadas.

A disputa foi marcada por um alto índice de abstenção: 4.384 dos 13.570 eleitores de São Simão deixaram de comparecer às urnas. O novo prefeito ficou apenas 297 votos à frente do segundo candidato mais votado, Lucas Vasconcelos (UB), que foi escolhido por 45,33% dos eleitores.

Wallisson Freitas, que assume a Prefeitura no dia 22, interpretou os resultados: “Existe em São Simão uma frustração com a prefeitura. Todos os meus adversários apoiavam a atual administração, mas o último prefeito eleito foi afastado pela Justiça. Acredito ter sido escolhido porque minha bandeira é fazer uma gestão técnica, moral e séria.”

O prefeito eleito em 2020, Francisco de Assis Peixoto (PSDB), foi afastado após denúncias de importunação sexual e tentativa de obter e divulgar pornografia infantil em 2021. Existem sete denúncias formais de crimes sexuais contra crianças e adolescentes que teriam sido praticados desde 2001. Já o vice, Fábio Capanema (PP), teve os direitos eleitorais suspensos em decorrência de improbidade administrativa.

Apesar de ter sido o primeiro colocado em pesquisas, como as que foram publicadas pelo Jornal Opção, Wallisson Freitas não era tido como favorito. Freitas era o único candidato que não havia passado pela prefeitura ou não tinha um parente ex-prefeito da cidade. “Como revela a grande taxa de abstenção, muita gente estava desiludida da política e ficou de fora do processo. Entretanto, quem foi para a rua, fez uma campanha mais aguerrida do que o comum.”

O novo prefeito terá apenas um ano e quatro meses para deixar sua marca até as próximas eleições municipais. Perguntado se o prazo não é curto demais, Wallisson Freitas respondeu: “É pouco, mas é o tempo que me foi dado. Não existe alternativa se não trabalhar”. 

O maior projeto de Wallisson Freitas é regulamentar a transferência de bens e patrimônio da última empresa que operou a Usina Hidrelétrica de São Simão para atual concessionária, a chinesa Spik. No processo de compra dessa propriedade, a Spik deve pagar 2% do valor em impostos ao município, totalizando R$ 140 milhões em recursos extraordinários para a cidade. A usina, que opera na divisa com Minas Gerais gerando 1.710 MW, já pertenceu à Cemig e foi comprada por R$ 7,2 bilhões em 2017. Perguntado o que fará com os recursos, o novo prefeito respondeu: “Reconstruir a saúde e a educação de São Simão.” 

Cabo Eleitoral

Um dos principais apoiadores de Wallisson Freitas foi o deputado federal Glaustin da Fokus (Podemos). O parlamentar, entretanto, ressalta que a vitória é mérito do novo prefeito. Glaustin da Fokus explica a origem da amizade: “Em 2018, ele abriu as portas de São Simão para mim. Me apoiou na campanha e eu fui o deputado mais votado na cidade. Por ter formação jurídica, Wallisson Freitas me ajudou como assessor e acabamos criando um relacionamento de amizade. Nesse período, descobri que é uma pessoa franciscana, desapegada de bens materiais e absolutamente dedicado ao trabalho. Acredito que resolverá os problemas da cidade.”