Durante visita à Comunidade Quilombola do Forte, na quarta-feira, 20, em São João da Aliança, a 438 quilômetros de Goiânia, a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, anunciou a implantação do Programa de Aquisição de Alimentos Quilombola (PAA Quilombola). Além disso, foi anunciada a terceira edição da Copa Quilombola, a abertura de cursos e realizada entrega de benefícios aos moradores do distrito.

Durante a programação, Gracinha ressaltou que Goiás é um estado muito rico na agricultura e na pecuária, mas que todas as regiões precisam do cuidado do Governo. “Temos trabalhado aqui no Nordeste goiano desde 2019. Estamos lançando hoje o PAA Quilombola que vai beneficiar as pessoas que necessitam. É o compromisso com a inclusão social.”, ressaltou Gracinha.

O PAA Quilombola atende comunidades tradicionais. Pelo programa, o Governo de Goiás adquire a produção da agricultura familiar para doação a entidades filantrópicas cadastradas na OVG. Com isso, cada produtor terá a oportunidade de comercializar seus cultivos e receber até R$ 15 mil pela venda.

O Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, destacou que o objetivo prioritário do programa é apoiar o produtor familiar na comercialização dos produtos. “Além de promovermos a inclusão produtiva dessas comunidades da agricultura familiar, estamos apoiando as famílias que recebem os alimentos”, observou. Ao todo, vai ser empregado R$ 1 milhão no programa, recurso do governo federal, proveniente do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Copa Quilombola

A primeira-dama de Goiás ainda anunciou a edição 2024 da Copa Quilombola, evento que tem como objetivo valorizar a história e cultura da comunidade. Realizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), com recursos do Fundo Protege, a terceira edição da competição terá quatro etapas regionais e deve receber a inscrição de cerca de 60 equipes.

Entregas

A população do Distrito do Forte recebeu benefícios entregues pela OVG e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds). A OVG distribuiu 2.400 itens para os moradores, entre eles cobertores, cestas básicas, brinquedos, roupas, calçados, além de fraldas, andadores e cadeiras de rodas. A Seds fez a entrega de cartões dos programas Mães de Goiás e Dignidade, e ainda Passaporte do Idoso e Passe Livre da Pessoa com Deficiência.

Agro é Social

Outro anúncio foi da abertura de cursos do Crédito Social. A população de São João D’Aliança vai contar com capacitação em processamento de leite e fabricação de geleia, ministrados pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). O projeto “Agro é Social” é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Emater, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), voltada ao setor rural, com foco no desenvolvimento social, como inclusão produtiva para geração de emprego e renda.