O governador Ronaldo Caiado e o secretário Pedro Sales acabam de fortalecer o time técnico da Secretaria de Estado da Infraestrutura de Goiás (Seinfra) com a nomeação de dois engenheiros civis com ampla experiência nas áreas de saneamento básico e de execução de obras públicas. Ex-diretor da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ruy Gomide Barreira será titular da Superintendência de Planejamento de Saneamento; e Giana Sousa Sena Rodrigues, doutora em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (UnB), assume a Superintendência de Execução de Obras Públicas.

Criada em 2023, a Seinfra é responsável por políticas públicas e ações que são estratégicas para o Governo de Goiás, como a criação das Microrregiões de Saneamento Básico (MSB) e o Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra). “Este segundo ano será de consolidação da secretaria e a chegada dos novos superintendentes, com vastas experiências nas áreas de atuação, contribuirá para o sucesso dos projetos e a execução de obras. Vamos deixar um legado duradouro em termos de infraestrutura para o nosso estado”, ressalta o secretário Pedro Sales.

“Estamos com uma carteira com mais de 30 obras previstas para serem executadas pela secretaria, financiadas por transferências voluntárias ou emendas parlamentares, além das ações desenvolvidas dentro do Programa de Saneamento Rural, o que demonstra que o momento é importante e oportuno para esse reforço técnico na estrutura da Seinfra”, destaca o subsecretário de Políticas Públicas para Obras e Saneamento da pasta, Adonídio Júnior.

Perfis técnicos
Ruy Gomide é engenheiro civil, já atuou no setor de construção civil. No serviço púbico, ocupou os cargos de superintendente estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Goiás; também na Funasa foi diretor Nacional de Saneamento; e, no Ministério da Saúde, foi diretor nacional de Saneamento Indígena.

Giana Rodrigues é engenheira civil, mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG), doutora em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (UnB). Servidora efetiva do Estado de Goiás, atuou na Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), entre 2006 e 2023. É a responsável pela implantação do procedimento de conferência de medição de obras rodoviárias em Goiás, projeto que foi premiado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) e pelo Consórcio Brasil Central (BrC).