No próximo dia 2 de outubro o eleitorado terá que escolher além do presidente da República, governador, deputados federal e estadual, o senador que irá representá-lo na Alta Casa do Congresso Nacional. Nestas eleições, o escolhido pela maioria dos goianos irá substituir o senador Luiz do Carmo (PSC), que deixa o cargo no início do próximo ano. Na pré-campanha, ele desistiu de concorrer à reeleição para mais um mandato de oito anos.

Haja vista que houve um número recorde de pré-candidatos, sendo que ao longo do processo desistiram o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, então pelo PSD, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSD), o deputado federal Zacharias Calil (UB). Assim, pela base de reeleição do governador Ronaldo Caiado (UB) restaram três nomes: o ex-ministro das Cidades Alexandre Baldy, o deputado federal Delegado Waldir (UB) e Vilmar Rocha (PSD).

Além dos nomes citados, os goianos poderão escolher, a ex-deputada Denise Carvalho (PCdoB/PT e PV), o deputado federal João Campos (Republicanos), o empresário Leonardo Rizzo (Novo), Manu Jacob (PSOL/REDE), o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e o ex-senador Wilder Morais (PL). Cabe ressaltar que a candidatura de Antônio Paixão, do Partido da Causa Operária (PCO), foi indeferida pela Justiça Eleitoral.

Confira o perfil de cada candidato ao Senado, a lista está em ordem alfabética:

1
Alexandre Baldy (pP)

Alexandre Baldy disputa ao Senado pelo Progressistas na base de Caiado | Foto: divulgação

Alexandre Baldy, de 42 anos, é natural de Goiânia, é graduado em Direito, empresário e ligado ao setor produtivo. Foi secretário de Indústria e Comércio durante o governo do ex-governador Marconi Perillo, em 2011, deputado federal, em 2014, e ministro das Cidades no governo de Michel Temer (MDB). Por último, assumiu a Secretaria de Transportes em São Paulo, na gestão de João Dória (PSDB).

2
Denise Carvalho (PCdoB/PT e PV)

senado-denise-carvalho-lula
Denise Carvalho (PCdoB), candidata ao Senado | Foto: divulgação

Denise Carvalho, de 59 anos, é e ex-deputada estadual; cursou jornalismo e engenharia na Universidade Federal de Goiás (UFG), mas não concluiu os cursos. Foi vereadora em Goiânia, pelo PC do B, 1988-1992, e renunciou ao mandato para assumir o mandato na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), onde cumpriu dois mandatos. Agora é candidata a senadora pela chapa do candidato ao governo de Goiás Wolmir Amado (PT).

3
João Campos (Republicanos)

João Campos é deputado federal | Foto: reprodução

Natural de Peixe (TO), João Campos, de 59 anos, é formado em Direito, foi delegado de polícia em Aparecida de Goiânia e secretário de Segurança Pública de Goiás. Atualmente, é deputado federal, desde 2003, passou pelo PSDB até seguir para o PRB (atual Republicanos). Ele é pastor e integra a Frente Parlamentar Evangélica. Concorrer para senador na chapa do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), candidato ao governo de Goiás.

4
Leonardo Rizzo (Novo)

Leonardo Rizzo é empresário do mercado imobiliário | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Leonardo Rizzo. De 66 anos, é natural da Cidade de Goiás (Goiás Velho). É graduado em Ciências Econômicas, trabalhou como corretor de imóveis, é proprietário de empresas imobiliárias e já presidiu o time de futebol Vila Nova.

5
Manu Jacob (PSOL)

Manu Jacob é professora e já foi candidato a prefeita de Goiânia | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Manu Jacob, de 36 anos, é professora da rede pública estadual e nasceu em Ceres (GO). É comentarista na Rádio Bandeirantes e Rádio Sucesso. No pleito de 2020, Manu Jacob concorreu ao cargo de prefeita, mas não foi eleita. É dirigente regional do PSOL e foi escolhida para concorrer a senadora representando a federação PSOL/REDE.

6
Marconi Perillo (PSDB)

Marconi Perillo é ex-governador de Goiás | Foto: divulgação

Ex-governador de Goiás por quatro mandatos, Marconi Ferreira Perillo, de 59 anos, é natural de Palmeiras de Goiás. Foi deputado estadual pelo PMDB (1991-1995) e deputado federal pela coligação PP-PSDB (1995-1999); e senador, pelo PSDB, em 2006. Ele começou a carreira na política como assessor especial do então governador Henrique Santillo, 1988-1991.

7
Vilmar Rocha (PSD)

Vilmar Rocha assumiu a candidatura no PSD após as desistências de Henrique Meirelles e Lissauer Vieira | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Filiado ao Partido Social Democrático, o candidato, de 71 anos, é natural de Niquelândia, no Norte goiano, foi secretário da Casa Civil em seis ocasiões e do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos no mandato do ex-governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB). Antes, foi deputado federal, por cinco mandatos, e estadual por dois mandatos. É professor, advogado, escritor e sociólogo.

8
Waldir Soares (União Brasil)

Delegado Waldir foi campeão de votos para a Câmara dos Deputados em 2014 e 2018 | Foto: divulgação

Waldir Soares de Oliveira, conhecido como Delegado Waldir, de 59 anos, é natural de Jacarezinho (PR). É formado em Direito e fez carreira como delegado no entorno do Distrito Federal e em Goiânia. Bateu recorde de votações para a Câmara dos Deputados em 2014, pelo PSDB, e 2018, pelo PSL, então partido do presidente Jair Bolsonaro. Agora, disputa pelo União Brasil.

9
Wilder Morais (PL)

Wilder Morais foi senador em substituição a Demóstenes Torres | Foto: Fernando Leite / Jornal Opção

Wilder Morais, de 53 anos, é natural do município de Taquaral (GO). É formado em Engenharia Civil e é empresário do setor da construção civil. Em 2010, disputou o Senado como suplente na chapa de Demóstenes Torres, à época, filiado ao extinto DEM; na cassação do titular, em 2012, ele assumiu o cargo. Antes, ele foi secretário de Infraestrutura na gestão de Marconi Perillo.