Moradores denunciam esgoto a céu aberto em bairros de Catalão; prefeitura responde
01 setembro 2023 às 12h21
COMPARTILHAR
Apesar de ser considerada uma cidades mais ricas do estado de Goiás, moradores de Catalão estão relatando um sério problema sanitário no município. Segundo uma denúncia encaminhada para o Jornal Opção, diversos bairros estariam com esgoto correndo a céu aberto pelas ruas e avenidas.
Segundo os denunciantes, a situação está ocorrendo apenas nas regiões mais afastadas do centro da cidade. Eles destacam que a prefeitura está cuidando apenas das regiões mais centralizadas e das principais vias de Catalão. “O Adib Elias é um bom prefeito para prefeito para o Centro da cidade, mas para o restante não funciona”, disse um denunciante.
Entre as localidades mencionadas pelas denúncias estão: Bairro Ipanema, Jardim Primavera, Residencial Eldorado, Jardim Atenas, Bairro Boa Vista, Bairro Santa Terezinha.
O Jornal Opção entrou em contato com a prefeitura de Catalão e encaminhou as fotos com as localizações citadas. Após uma semana, a prefeitura divulgou um relatório a respeito das ocorrências. Segundo o Departamento de Planejamento Urbano (Planurb), os casos são descarte de água servida de moradores das regiões.
Confira o relatório completo:
“Rua Salustiano Oliveira da Paz
Bairro Ipanema
Nesta rua, duas propriedades foram notificadas para correção do descarte de água servida nas proximidades do ponto fotografado. Não se trata de esgoto a céu aberto, até porque o bairro possui rede de esgoto.
Avenida Rodrigo Alves Carvelo Filho
Jardim Athenas
Também não se trata de esgoto a céu aberto. Novamente, três propriedades foram notificadas para correção do descarte de água servida nas proximidades do ponto fotografado.
Avenida Nicolau Abrão, margem da Estrada de Ferro
Residencial Vereda dos Buritis
Uma propriedade foi notificada para correção do descarte de água servida nas proximidades do ponto fotografado
Ruas 94, 99, 2010 e dos Girassóis
Avenida A
Setor Bela Vista, Residencial Eldorado, Setor Paineiras, e Jardins Primavera e Europa
Identificado o problema de água servida. As Ruas 94 e 99 receberam as notificações/circulares em julho, a 2010 recebeu na última semana, e a dos Girassóis e a Avenida A receberão em até 10 dias;
Rua Alfredo Salviano
Residencial Estrela
13 propriedades foram notificadas para correção do descarte de água servida nas proximidades do ponto fotografado, um dos mais críticos da cidade no momento.
Portanto, de acordo com o relatório realizado pelos técnicos do departamento responsável, todos os casos foram denunciados de forma equivocada, visto que não se tratam de esgoto a céu aberto e sim de água servida, ou seja, aquela que é descartada pelos moradores de suas residências de forma indevida. Inclusive tal conduta está regulada pelo Código de Posturas do Município de Catalão e existe um órgão ligado à Secretaria de Obras – Departamento de Planejamento Urbano (PLANURB) – focado na fiscalização e na efetiva aplicação da legislação. Os artigos 16 e 17, da Lei Municipal n°959/1990, especialmente no £1°, determinam as providências para o escoamento de águas estagnadas e limpeza de propriedades particulares aos respectivos proprietários”.
Leia mais: Catalão completa 164 anos e concilia vocação para a indústria e a agropecuária
Leia mais: Mineradoras são alvos de protestos de moradores de Catalão e Ouvidor