Mendanha lamenta ataque terrorista e acredita que parceria entre Goiás e Israel deve continuar
09 outubro 2023 às 12h13
COMPARTILHAR
O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, acredita que o conflito de Israel contra o grupo terrorista Hamas não atrapalhe a parceria envolvendo Goiás. Segundo o político, ainda é necessário aguardar o desdobramento dos eventos, mas ele vê a possibilidade manter o diálogo com os israelenses.
“Ainda não falei com governador Ronaldo Caiado (União Brasil) a respeito, mas não vejo isso atrapalhando a parceria”, conta Mendanha, em conversa com o Jornal Opção. “Talvez isso possa dificultar a nossa visita a Israel. Algo que estava marcado para a próxima semana, mas havíamos remarcado anteriormente para o início do próximo ano”, acrescenta.
Segundo o ex-prefeito de Aparecida, a visita estava sendo programada para ocorrer em janeiro ou fevereiro de 2024. Entretanto, agora é necessário esperar o cessar-fogo do conflito para realizar um novo planejamento de viagem. “A gente espera que isso acabe o mais breve possível”, pontua.
Mendanha também lamenta as mortes e repudia o ataque terrorista a Israel. “É deplorável, eu vi alguns vídeos que mexeram comigo porque eu sou pai. Os ataques a civis, aos jovens que estavam naquela festa de celebração da paz que centenas foram mortos, isso tudo é muito triste”, afirma.
Parceria com Israel
Desde as últimas eleições para governador em que foi candidato, Mendanha defende uma aproximação entre Goiás e Israel. A ideia seria buscar aproximação entre o agronegócio goiano com as novas tecnologias desenvolvidas pelos israelenses. Inclusive, ele inclusive construiu uma parceria com Yossi Shelley, ex-embaixador do país no Brasil.
“O principal ponto da parceria seria o agronegócio, o foco é a tecnologia voltada para o setor, principalmente para o nordeste goiano. Entretanto, nós também queremos conhecer as novas tecnologias para o a saúde e para a segurança. São duas áreas que o país possui muito expertise”, conta o organizador da missão Goiás e Israel.