Lideranças de 23 das 50 comunidades quilombolas de Goiás apresentaram as principais demandas à ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, durante reunião em Goiânia. O encontro foi articulado pela secretária estadual de Mulheres do PSB, Lucilene Kalunga, e teve a participação, entre outros, do prefeito de Cavalcante, Vilmar Kalunga. Vilmar é o segundo quilombola na história do Brasil a conquistar uma prefeitura. O outro caso foi registrado em Açucena, Minas Gerais, em 2012. Cavalcante tem cerca de 10 mil habitantes, segundo o IBGE, e os quilombolas representam 80% da população.

Segundo Lucilene Kalunga, um dos pontos principais da reunião representa uma luta antiga, a regularização fundiária e o direito à habitação. Também foram discutidos o fortalecimento e a criação de organismos de promoção da igualdade racial em municípios quilombolas; programas de habitação e incentivo ao desenvolvimento local; fortalecimento do turismo de base comunitária e orientação de gestores para reconhecerem, via projeto de lei, as escolas quilombolas.

“Foi uma oportunidade ímpar de apresentar as nossas pautas mais importantes e a ministra assumiu o compromisso de encaminhar as reivindicações. Um encontro histórico, cheio de afroafeto e escutas, que esperamos render muitos projetos para a nossa gente”, destaca Lucilene.

Durante a reunião, Anielle Franco reforçou que “os quilombolas do Brasil têm um ministério, uma ministra, um secretário quilombola” e afirmou que “vamos trabalhar incansavelmente para titular o máximo de terras e garantir todos os direitos”.

Outras pautas

Outras reivindicações apresentadas durante a reunião com a ministra foram a criação de secretarias de Igualdade Racial em todos os municípios quilombolas; segurança para as lideranças das comunidades; acesso à educação e pós-graduação com qualidade e também a políticas públicas de saúde e construção de centros culturais. As lideranças quilombolas também solicitaram serviços básicos para garantir a dignidade das comunidades, como água potável, energia elétrica, melhoria de estradas e construção de pontes.