Guerra no Cremego 2023: sob ameaça de impugnação, chapa 2 continua na disputa até decisão nacional

08 agosto 2023 às 12h04

COMPARTILHAR
A decisão da Comissão Regional Eleitoral (CRE) de contestar o registro da Chapa 2 – Renovação de Verdade nas eleições de 2023 para o Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego) não é definitiva. Isso porque ela ainda não foi homologada na Comissão Eleitoral Nacional.
A ata da reunião da Comissão detalha que a Chapa 2 foi alvo de um pedido de exclusão devido ao fato de quatro membros do grupo não terem cadastrado seus estabelecimentos de saúde junto ao Cremego. Ocorre que diante da ameaça de impugnação, a Chapa 2 constatou que nove membros da Chapa 1 também apresentaram problemas com a documentação, e que isso foi relatado ao CRE.
Quem compete contra a Chapa 2 é a chapa da situação “Renova Cremego”, com representantes da atual administração. Interlocutores médicos consideram improvável haver impugnação da chapa 2. “Se isso ocorrer, as duas seriam impedidas e dificilmente o CFM realizaria novas eleições”, avaliam.
O Cremego, diante dessa situação, optou por não se pronunciar, já que quaisquer comentários a esse respeito devem ser feitos pela Comissão Regional Eleitoral.
A eleição do Cremego para o período 2023-2028 ocorrerá nos dias 14 e 15 de agosto. Após o processo eleitoral, a diretoria é selecionada pelos conselheiros eleitos. Um destaque deste ano é que a votação será realizada exclusivamente online. O site do Conselho fornece orientações, destacando que os médicos precisam manter seus dados atualizados e não ter pendências financeiras com o Cremego.
A eleição de 2023 no Cremego segue as diretrizes da Resolução CFM nº 2.315/22 onde são escolhidos 20 conselheiros titulares e 20 suplentes para cada Conselho Regional. Todos os médicos ativos tem direito a voto.