Os 30 estudantes classificados no desafio Aprendizes da Matemática, do programa Aprendiz do Futuro, foram recebidos na manhã desta segunda-feira, 23, no Palácio das Esmeraldas. Eles foram recepcionados pela primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, e receberam premiação pelo desempenho. Ao todo, 1,2 mil alunos se inscreveram no concurso em todo o estado.

Todos os 30 jovens receberam medalhas e um celular cada, segundo a primeira-dama. Os doze primeiros jovens também receberam uma viagem para Paris, na França, os próximos dez na lista ainda receberam um fone de ouvido sem fio. Anteriormente apenas os primeiros colocados receberiam o celular, mas mudança foi anunciada durante o evento.

“Olha a emoção desses jovens”, disse Gracinha, durante a premiação dos classificados no Aprendizes da Matemática”. “Imagina a emoção que eles terão em conhecer Paris, realmente vão ter histórias para poder contar pelo resto da vida. Espero que isso possa estimular eles a chegarem onde quiserem, sabemos da matemática na vida de todos nós”.

O secretário do Desenvolvimento Social, Wellington Matos, ressaltou o programa Aprendiz do Futuro e outras iniciativas de Goiás. “Somos o estado das oportunidades para quem quer estudar e se qualificar. Temos mais de 6 mil aprendizes espalhados pelo estado recebendo uma qualificação de qualidade para chegarem qualificados no mercado de trabalho futuramente”, apontou.

O desafio dos Aprendizes da Matemática foi realizado em parceria com a Demà Jovem/Renapsi. O programa visa impulsionar jovens em vulnerabilidade social e contemplou mais de 11 mil estudantes com investimento de R$ 164 milhões desde 2021. Além de salário, eles recebem participam de cursos de capacitação do governo estadual.

O Jornal Opção também conversou com dois alunos que ficaram entre os primeiros colocados e que ganharam a viagem para Paris: Luiz Phernando Neves Alves de Souza, de Anápolis, e Nicole Andrade Farias, de Campos Verdes. Os dois são estudantes da rede estadual de ensino e disseram que a matéria escolar favorita deles é “matemática”.

“Sempre tive facilidade em matemática e é a minha matéria favorita, um hobby para mim”, contou Luiz Phernando, estudante do Colégio Militar Gabriel Issa. O aluno, que deseja seguir carreira militar na Aeronáutica, comentou que a competição foi um desafio. “Foi desafiador, a matéria foi um pouco difícil, mas eu me esforcei bastante e me dediquei para conquistar a primeira colocação”, relatou.

Já Nicole, aluna do Colégio Estadual Edmundo Rocha, pretende seguir carreira na área da tecnologia e informação e está muito feliz com a oportunidade de viajar para outro país. “Foi muito gratificante e fico muito feliz com essa oportunidade. Espero ter bastante aprendizado nesta viagem”, contou.