O Governo de Goiás pretende concentrar o atendimento ao cidadão em um canal único via WhatsApp. Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico, a iniciativa é uma determinação do governador Daniel Vilela (MDB) dentro do plano de transformação digital da administração estadual.

“O governador já determinou que todos os serviços digitais do Estado sejam transferidos para o WhatsApp, que hoje é o canal mais utilizado pelos cidadãos”, contou o secretário em entrevista coletiva. “Os serviços devem ficar mais rápidos, mais desburocratizados e mais amigáveis. Isso vai gerar economia e uma experiência melhor para o cidadão em diferentes serviços”, acrescentou o titular da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A proposta do canal único de atendimento é uma iniciativa da estratégia de transformação digital do Estado e ocorre paralelamente ao avanço de outros projetos de tecnologia conduzidos pelo governo.

Em outra frente, a atual gestão pretende capacitar cerca de 20 mil servidores de todas as pastas por meio da parceria firmada com o Google para utilização da plataforma de inteligência artificial Gemini. “Esse projeto faz parte do nosso Capacita IA, um projeto já iniciado em formato piloto, e queremos formar servidores tanto com a parceria quanto nas nossas próprias formações e, depois, dar liberdade para eles”, afirmou.

Ao todo, o investimento foi de R$ 600 mil neste ano e a consolidação do programa pode alcançar até R$ 1 milhão por ano.

Anteriormente, o Jornal Opção informou que a implementação das licenças ocorrerá de forma gradual. Inicialmente, serão liberadas 500 licenças. Nos meses seguintes, o número será ampliado para dois mil, quatro mil, oito mil, 14 mil e, posteriormente, 20 mil usuários.

Marcel Silva, responsável pelo go-to-market da Yahoo no Google Cloud para a América Latina, ressaltou que a inteligência artificial poderá ampliar a produtividade no serviço público. “A possibilidade de alavancar a IA para toda a estrutura de servidores públicos do governo permite que cada um desses servidores seja mais produtivo, trabalhe de uma maneira mais significativa e otimize seu tempo em atividades mais nobres internamente e também para a própria população”, explicou.

Na prática, o Gemini deverá auxiliar servidores em tarefas que exigem grande volume de leitura, pesquisa e produção de documentos, como consultas ao Diário Oficial do Estado, apoio à elaboração de pareceres e despachos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), análise de processos do Procon Goiás e atividades do Sistema de Logística Governamental (SisLog). A tecnologia também poderá organizar agendas, resumir informações, elaborar minutas e otimizar e-mails corporativos, com a expectativa de reduzir etapas burocráticas e acelerar a resposta da administração pública, sempre com atenção à segurança e à proteção de dados.

Durante o evento, o secretário também mencionou que algumas soluções de inteligência artificial já utilizadas pelo Estado operam com tecnologia Gemini. No entanto, a iniciativa de centralização dos serviços públicos via WhatsApp e o programa de licenças e capacitação em inteligência artificial são projetos distintos dentro da estratégia de modernização digital do governo.

Leia também: Goiás será o primeiro estado do Brasil a oferecer inteligência artificial Gemini a servidores públicos