Moradores de Flores de Goiás, município do nordeste do Estado que decretou situação de emergência após ser alvo de fortes chuvas, receberam mais de mil cestas básicas entregues por equipes da OVG. Além dos alimentos, a população atingida também recebeu filtros de barro, colchões fornecidos pelo Estado e por parceiros.

Devido ao estado de alerta na região, Governo de Goiás, Prefeitura Municipal e Secretaria e Desenvolvimento Social de Flores de Goiás organizaram ação conjunta para oferecer total apoio às famílias que residem em assentamentos que ficaram isolados ou foram afetados de alguma forma pelas intensas chuvas na região. Em alguns locais os alagamentos impediram totalmente o acesso local por meio do bloqueio de pontes.

Em nota, o Estado afirmou que “O Governador Ronaldo Caiado continua cuidando da população Florence e mantendo contato constate principalmente neste momento crítico em que se encontram algumas famílias”.

A situação alerta emergência em Flores de Goiás foi causada pela cheia do Rio Paranã, que chegou a dobrar de volume com dois dias de chuvas intensas, segundo informações da prefeitura. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), choveu nesse período 58 milímetros na cidade, o esperado para quatro dias.

Na quinta-feira, 29, o prefeito da cidade, Altran Lopes Avelar Nery (DEM), decretou situação de emergência por 90 dias. No período, fica dispensada necessidade de licitação para a compra de materiais e realização de obras ligadas à recuperação e contenção dos danos.