Goiás pode ter quiropraxia, acupuntura e outras terapias alternativas pelo SUS
28 outubro 2023 às 11h18
COMPARTILHAR
A deputada estadual, Vivian Naves (PP), apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) para incluir 22 terapias Integrativas e Complementares dentro da rede SUS de Goiás. São tratamentos alternativos como quiropraxia, acupuntura, ozonioterapia e outros.
Atendendo a Organização Mundial da Saúde e o próprio Ministério da Saúde, bem como Conferências Nacionais do setor, a proposta de Vivian agrega os procedimentos à Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares, possibilitando aos goianos o acesso democrático aos mais variados tipos de tratamento.
“A chamada Medicina Tradicional, Complementar e Integrativas (MTCI) é parte da realidade de muitos países, acumulando muitos benefícios, e é recomendada pela Organização Mundial de Saúde, inclusive pela otimização de recursos públicos. Infelizmente na maior parte do Brasil ainda estão restritas à rede privada”, explicou.
As práticas contributivas podem ser importantes ferramentas para frear o aumento das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil, alerta a deputada. “Índia e China são berços de muitas destas terapias e colhem os frutos disso em longevidade e qualidade de vida. Goiás certamente dará um passo muito importante”, ilustrou Vivian.