A gestão da rodovia BR-153, no trecho entre as cidades Aliança do Tocantins (TO) e Anápolis (GO), ganhou primeiro lugar em Destaques Regulatórios pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O levantamento deste ano avaliou 111.502 quilômetros de rodovias pavimentadas, o que corresponde a 67.659 quilômetros da malha federal (BRs) e a 43.843 quilômetros dos principais trechos estaduais.

A Ecovias do Araguaia, concessionária do Grupo EcoRodovias, conquistou o Prêmio ANTT 2023 na categoria Destaques Regulatórios – Ouro. A premiação busca reconhecer as melhores práticas nos setores de infraestrutura rodoviária e ferroviária do país, premiando iniciativas ligadas à engenharia, sustentabilidade, inovação e segurança viária, entre outros temas.

As concessionárias Ecovias do Cerrado, responsável pela administração de 437 quilômetros das BRs 364 e 365, entre Jataí (GO) e Uberlândia (MG), e Eco050, que administra 436,6 quilômetros da BR-050, entre Cristalina (GO) e Delta (MG), também reconhecidas pelo Prêmio ANTT Destaques 2023.

Já no ranking geral, que leva em conta também as rodovias estaduais, o trecho da BR-153 foi posicionado em 4º lugar. A via em questão começou a ser duplicada em setembro, como resultado de um investimento de R$ 170 milhões, constituindo a maior obra de duplicação em andamento no país, segundo a concessionária.

Dados revelados pelo estudo

O transporte rodoviário, responsável pelo deslocamento de 65% das cargas e de 95% dos passageiros no país, se movimenta sobre rodovias cuja qualidade do Estado Geral, quanto à conservação, está com 67,5% da sua extensão classificada como Regular, Ruim ou Péssimo e 32,5% classificada como Ótimo ou Bom. Os percentuais demonstram uma relativa estabilidade no Estado Geral da malha rodoviária brasileira, em comparação com os resultados do ano passado, que apresentavam, respectivamente, 66,0% e 34,0% para os mesmos níveis de classificação.

A classificação do Estado Geral compreende três principais características da malha rodoviária: o Pavimento, a Sinalização e a Geometria da Via. Levam-se em conta variáveis como condições do pavimento, das placas, do acostamento, de curvas e de pontes. Em 2023, a avaliação Regular, Ruim e Péssimo dessas características foi: 56,8% (Pavimento), 63,4% (Sinalização) e 66,0% (Geometria da Via), percentuais que também ficaram próximos aos dos registrados no ano passado: 55,5%, 60,7%, 63,9%, respectivamente.

A realidade que o estudo expõe reforça o que a CNT vem defendendo há anos: a necessidade de continuar mantendo investimentos perenes e que viabilizem a reconstrução, a restauração e a manutenção das rodovias. “Essas são ações que a agenda da Confederação enfatiza e amplia institucionalmente, no âmbito do poder público, especialmente no Executivo e no Legislativo”, ressaltou o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, durante o lançamento do estudo, realizado na sede no Sistema Transporte, em Brasília (DF).

Sobre a Ecovias do Araguaia 

Responsável pela administração e operação de uma das principais ligações entre o Meio-Norte e o Centro-Sul do país – as BR-153/TO/GO e BR-080/414/GO –, a Ecovias do Araguaia integra o Grupo EcoRodovias, sob fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).  

O trecho concedido atravessa 28 municípios nos estados de Tocantins e Goiás, com a seguinte distribuição:  

– Rodovia BR-153/TO/GO, entre Aliança do Tocantins e Anápolis, com 624,1 quilômetros; 

– Rodovia BR-080/GO, entre Uruaçu e Assunção de Goiás (BR-414), com 87 quilômetros; 

– Rodovia BR-414/GO, entre Assunção de Goiás e Anápolis, com 139,6 quilômetros.

Sobre a EcoRodovias 

A EcoRodovias é a operadora com maior extensão de malha rodoviária do país. Subsidiária do Grupo ASTM, atualmente administra 11 concessões de rodovias que somam 4,7 mil quilômetros de extensão em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.