A presidente da Câmara Municipal, Beatriz Fernandes de Carvalho, denunciou o prefeito de Nazário (GO), João Batista de Carvalho, por violência física e psicológica. Ela conta que, por ser da oposição, sempre sofreu perseguição política. “Desde quando eu assumi a Câmara de Vereadores, como presidente, isso agravou. E aí em determinados momentos ele me xingava de mentirosa, de vagabunda… Dentro da sessão na Câmara eu fui chamada de vagabunda tanto pelo prefeito quanto pelo irmão dele”, conta. A Polícia Civil de Goiás (PCGO) registrou uma medida protetiva e investiga o caso.

Além do prefeito, Beatriz também denunciou Ivan Luiz de Carvalho e Franck José Rios de Carvalho. Beatriz é irmã de Franck José e sobrinha de João Batista e de Ivan Luiz. Ela conta que desde que passou a exercer o cargo de vereadora de Nazário, em janeiro de 2021, o prefeito a persegue politicamente. A situação teria se intensificado em janeiro deste ano, quando Beatriz se tornou presidente da Câmara. “Foram várias situações, até que no sábado eu fui agredida fisicamente”. O irmão dela, responsável pela agressão, é aliado do prefeito.

Segundo o relato da vítima, João Batista e Beatriz foram para uma reunião pública na Escola Municipal Fulgêncio Sampaio e o prefeito a chamou de mentirosa na frente de todos os presentes no evento. De acordo com a presidente da Câmara, ele estaria “enfurecido pelo fato dela ter pegado o microfone para expressar sua opinião”.

A presidente da Câmara relatou que estava na praça entregando balinhas para crianças quando o filho de Franck foi em direção a ela para receber o presente. O irmão de Beatriz a segurou pelo braço e falou para que ela não encostasse no filho dele, a xingando novamente. “Eu fiquei até sem entender porque eu estava de costas quando ele meteu o tapa no meu braço”, explica ela.

As violências se intensificaram após Beatriz procurar a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Trindade para registrar o boletim de ocorrência. “Continuaram as ameaças, não queriam me bater, queriam me matar, falando que eu tinha que apanhar. Eu pedi a medida protetiva por conta disso”, explica.

A presidente da Câmara está em outra cidade por conta das ameaças.

Procurada pelo Jornal Opção, a Prefeitura de Nazário não atendeu as ligações.

Eleições em Nazário

Em 2020, João Batista (Podemos), conhecido como “Ferruja” foi eleito prefeito de Nazário, com 33,43% dos votos, ou seja 1.909 votos no total. Na cidade, 5.909 pessoas votaram, com abstenção foi de 16,11%, votos brancos atingiu 0,81% (48 votos) e nulos 2,54% (150 votos).

João Batista tem 64 anos, é casado, tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 250.000,00. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O vice, Manoel Wildes de Menezes (PSB), é conhecido como “Mané do Café”. Com 35 anos, representa o distrito de Claudinápolis. Os dois fazem parte da coligação Nazário e Claudinápolis em Boas Mãos, formada pelos partidos PODE, PSB, PTB e PSC.