Frente fria causa retorno das chuvas em Goiás depois de quatro meses
19 setembro 2022 às 09h40
COMPARTILHAR
Depois de quatro meses de seca, as chuvas voltaram a Goiás na última semana, por conta de uma nova frente fria que rompeu a massa de ar seco e quente estacionada no Centro-Oeste. De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, ainda devem ocorrer mais precipitações de forma isolada.
“Estamos na reta final do inverno e com a chegada da primavera, na próxima quinta-feira, 22, às 22h04, os prognósticos apontam para a formação de uma nova frente fria vinda do Sul do país e que vai se deslocar pela região Sudeste. Ao se conectar com a umidade vinda da região Norte, deve formar um corredor de umidade que trará para Goiás áreas de instabilidade”, relatou o diretor do órgão ligado à Secretaria Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
A Cimehgo ainda alerta que as chuvas devem ser em menor volume e que só vão ocorrer se a frente fria conseguir quebrar a massa de ar seco e quente que cobre o estado desde maio. Por exemplo, na região Centro-Sul de Goiás, a possibilidade é que chova 20 milímetros em algumas cidades.
O departamento ainda explicou que a seca que está assolando o Centro-Oeste brasileiro é causada pela “La Niña”. Um fenômeno oceânico-atmosférico que está causando um resfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial e concentrando os maiores volumes de chuvas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.