A partir desta sexta-feira, 17, as forças de segurança pública do Estado dão início à Operação Carnaval. Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) reforçarão os efetivos em cidades turísticas e em locais com maior aglomeração de foliões. O objetivo é inibir práticas criminosas e garantir a segurança da população e dos visitantes. A operação segue até a Quarta-feira de Cinzas (22/02).

A Polícia Militar atuará com reforço de efetivo e viaturas em áreas urbanas e rurais de cidades como Caldas Novas, Goianésia, cidade de Goiás, Pirenópolis e Britânia. Durante a operação, terá apoio dos comandos especializados como o Comando de Missões Especiais (CME), Comando de Operações de Cerrado (COC), Comando do Policiamento Rodoviário (CPR) e Comando da Academia de Polícia Militar (CAPM).

Os policiais percorrerão estradas para acompanhar a movimentação dos foliões em locais próximos a rios e lagos em todo o estado. O CPR reforçará o efetivo nas rodovias, agindo de forma preventiva, ostensiva e também educativa.

Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar empregará efetivo extra de 214 militares, além de 71 viaturas, 23 embarcações e 29 mergulhadores durante o feriado prolongado. Além das 50 unidades operacionais espalhadas pelo estado, o CBMGO terá reforço no efetivo em 24 pontos de apoio montados em locais considerados de grande fluxo de foliões como Goianésia, Caldas Novas, São Simão, Aruanã e Três Ranchos.

Postos de apoio e monitoramento serão montados à beira de lagos, represas e rios, onde se observa uma grande concentração de turistas. Os militares terão à disposição embarcações como canoas e moto náuticas, além dos equipamentos de segurança obrigatórios como coletes salva-vidas e boias para reduzir o tempo-resposta no atendimento às ocorrências e dar rápido suporte de vida para os foliões que necessitarem de socorro especializado.

PC
Neste feriado de Carnaval, a Polícia Civil de Goiás seguirá atendendo todos os municípios do estado. O efetivo será aumentado em 30% em nove regionais que abrangem as cidades de Goiânia, Goiás, Buriti Alegre, São Simão, Catalão, Goiandira, Três Ranchos, Pires do Rio, Ipameri, Porangatu, Goianésia, Uruaçu, Niquelândia e Caldas Novas durante o feriado de Carnaval.