Emergência ambiental: Caiado assina decreto para acelerar combate a incêndios florestais

08 setembro 2023 às 09h43

COMPARTILHAR
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) decretou nesta semana que Goiás está em situação de emergência ambiental. A medida ocorre em meio a alta ocorrência de incêndios florestais pelo estado. O objetivo é adotar as medidas necessárias para prevenção e combate às chamas durante o período de estiagem.
Dessa forma, o decreto do governador suspende o uso fogo em vegetação para limpeza de terreno até o final do período de estiagem. A excessão fica apenas para casos com autorização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Fora a celeridade para contratações ou suspensão de serviços para combate aos incêndios, dispensando o uso de licitação.
Para a titular da Semad, Andréa Vulcanis, a medida ajudará nas ações emergenciais. “Diversas vezes enfrentamos queimadas e precisamos de equipamento de última hora, ou contratar, por exemplo, uma aeronave para fazer combate ao fogo. Por isso, o decreto está de sobreaviso, caso seja necessário, podemos atuar de forma rápida”, explica.
Entretanto, apesar das medidas, Vulcanis aponta que há menos ocorrências neste ano. Entretanto, ela ressalta que um incêndio ainda consumiu 35% do Parque Estadual Águas do Paraíso (Peap). “Esse ano estamos atravessando o período de estiagem de forma mais tranquila, com a antecipação das chuvas que umedece a vegetação, mas é bom a gente se precaver”, conta.