Economia lança Balanço Cidadão com informações simplificadas da prestação de contas
31 julho 2024 às 14h15
COMPARTILHAR
A Secretaria da Economia do Governo de Goiás lançou nesta quarta-feira, 31, a segunda edição do Balanço Cidadão. O documento visa apresentar a prestação de contas de 2023 para a população goiana de forma mais resumida e acessível, sem o linguajar técnico. A iniciativa é considerada inédita no Brasil e segue outros projetos semelhantes do exterior.
Segundo o secretário de Economia, Francisco Sérvulo, o balanço foi elaborado para oferecer uma visão detalhada do orçamento, receita e investimentos. Só que de forma resumida e sem presença do linguajar técnico. “Nosso papel é que cidadão possa entender essas informações, por isso é inovador e uma iniciativa pioneira entre os estados”, explica.
Segundo o superintendente Central de Contabilidade, Ricardo Rezende, cerca de 3 mil páginas da prestação de contas foram resumidas em apenas 30 páginas para o documento. O diretor também ressaltou que houve mudanças entre as versões do Balanço Cidadão. “A edição anterior era mais simples, mas agora está mais atraente e lúdica, com um formato que incentiva a leitura, nós trabalhamos no design e a diagramação dele”, conta.
O Balanço Cidadão está disponível no site do Portal de Transparência do Estado de Goiás e no site da Secretaria da Economia, segundo a pasta. Fora que o material será divulgado em escolas e locais públicos.
Leia também: