Durante a comemoração do Dia do Trigo neste sábado, 10, Goiás se estabelece como um dos maiores produtores do grão no Brasil. Fora das regiões Sul e Sudeste, o estado é o principal representando mais de 75% da produção total do Centro-Oeste. Ressaltando que as temperaturas das outras regiões são mais propicias para a modalidade.

Segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produtividade goiana alcançou 2,1 toneladas/hectare na última safra. Apesar dos desafios climáticos, Goiás está superando o problema causado pelas altas temperaturas.

O titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende, ressalta da cultura em Goiás ocorre por meio de pesquisas e inovação tecnológica, além de suporte do Governo estadual.

“Os investimentos em pesquisa, inovação tecnológica e apoio às práticas agrícolas não só aumentam a competitividade do estado no mercado nacional, como também fortalecem seu papel como protagonista no agronegócio brasileiro”, afirmou o titular da Seapa.

Ao mesmo tempo, Rezende também destaca o trabalho de pesquisa e desenvolvimento para adaptação à cultura. Por exemplo, ele cita utilização dos sistemas de sequeiro e irrigado sob pivô central. Dois métodos de irrigação diferentes para contornar as altas temperaturas e a falta de chuvas.

Leia também:

Vilela busa parcerias para incentivar o empreendedorismo e a agricultura familiar em Aparecida

Programa de Aquisição de Alimentos da agricultura familiar recebe mais R$ 115 milhões