*atualizada às 16h34 com informações de Eduardo Marques

O deputado Bruno Peixoto reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 21, com deputados que declaram apoio à sua candidatura para presidente da Assembleia Legislativa. O encontro foi realizado durante um almoço organizado pelo deputado Pastor Ricardo Quirino (Republicanos), juntamente com lideranças de outros partidos, como Avante, Agir, PT e Republicanos, conforme antecipado pela coluna Bastidores.

“A gente tomou a liberdade de convocar alguns dos nossos deputados, principalmente os novatos eleitos, no foco de afirmar o compromisso com o deputado Bruno Peixoto para a presidência da Alego”, explicou Quirino. Ele pontuou também que, apesar das articulações para cargos ainda estarem em estágio inicial, tem interesse de compor a Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Casa.

Ao Jornal Opção, a deputada eleita Bia de Lima (PT) explicou que a reunião discutiu a presidência da Casa, a Mesa Diretora e as comissões a serem formadas. “Nós da bancada do PT já há algum tempo estamos conversando sobre as possibilidades. Nesse sentido, a conversa tem fluído positivamente e estaremos apoiando Bruno Peixoto para ser presidente da Alego”, declarou.

Bia ainda declarou que, dentro da articulação, seu nome está cotado para assumir a Comissão de Educação. Os outros parlamentares do PT também já estariam com composição definidas: Mauro Rubem na Comissão de Constituição e Justiça e Antônio Gomide na Mesa Diretora.

De acordo com a deputada, uma reunião já havia sido realizada na terça-feira, com deputados que já ocupam cargos dentro da Assembleia. Focada em novos eleitos, a reunião de hoje soma nomes para cerca 30 apoiadores que defendem a eleição de Bruno para o comando da casa.

Além dos petistas, o evento também teve garantia de apoio do Agir. Em vídeo gravado no evento e compartilhado na internet, o deputado Gugu Nader confirma a aliança da legenda com o projeto de Peixoto. “Nós do partido Agir declaramos agora apoio total à candidatura de Bruno Peixoto à Alego para fazer o que precisa ser feito”, declarou acompanhado da deputada Rosângela Rezende e do presidente do partido, Fernando Meirelles.

Lideranças do Avante também marcaram presença na reunião de apoio. Além dos deputados Anderson Teodoro e André do Premium, o presidente do partido, Thialu Guiotti também compareceu. Em conversa com o Jornal Opção, ele comentou que ainda não há definição para outros cargos da Mesa, além do presidente.

A reunião contou ainda com a presença de Clécio Alves – que pode ser indicado à vice-presidência – e do deputado federal Jefferson Rodrigues, ambos Republicanos, Alessandro Moreira (PP), Fred Rodrigues, Cristiano Galindo (Solidariedade) e Veter Martins (Patriota). Mauro Rubem (PT) e Zeli Fritsche (PRTB) e Tião Caroço (UB). O deputado Tião Caroço ratificou seu apoio ao Bruno e disse que foi pessoalmente convidado por ele fazendo questão de comparecer ao encontro.