Por meio do vice-governador Daniel Vilela, o governo de Goiás começou uma série de encontros para formar comitiva que vai viajar à China negociar acordos e oportunidades de investimentos no setor de infraestrutura, de mobilidade, indústria, agricultura e energia renovável. Daniel se reuniu com o embaixador chinês no Brasil, Zhu Qingqiao, e reafirmou o interesse em ampliar as relações com o país.

Daniel Vilela relatou ao embaixador Zhu que a comitiva se organiza para embarcar rumo à China ainda na primeira quinzena de junho. A proposta inicial é visitar empresas, parques tecnológicos e indústrias para propor cooperação nas áreas de alimentos, agricultura, farmacoquímico, automação, mobilidade, maquinários, equipamentos agrícolas, saúde e tecnologia.

“Goiás tem sinergia de negócios junto à China e por isso estamos planejando a viagem de uma comitiva goiana ao País, que atualmente é o maior parceiro comercial do Brasil”, explicou Daniel Vilela. “Nosso Estado cresce acima da média nacional, somos também referência na agropecuária brasileira. É em razão disso que queremos intensificar e estabelecer uma relação mais próxima com a China”, completou.

Para o embaixador Zhu Qingqiao, o momento para a ampliação de acordos é oportuno, uma vez que as relações entre os países passam por nova fase na relação, especialmente após a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país, há duas semanas. “Diante da realidade do novo cenário, os nossos países devem ampliar a cooperação. Goiás é um estado que se antecipou nessas relações, que existem há mais de 30 anos. Nesse momento, seria bom a visita à China. A embaixada está pronta para facilitar a ida dos representantes goianos e ajudar para ser uma visita bem sucedida”, prometeu.

Além do vice-governador, participaram do encontro o ex-deputado federal Euler Morais e o assessor especial de Relações Internacionais do Governo de Goiás, Giordano Sárvio.

O roteiro organizado para a visita da comitiva goiana ainda está em fase de preparação, mas entre as províncias que serão visitadas estão Hebei, Henan, Zhejiang e Fujian, além da capital Pequim e a cidade de Xangai.