Daniel Vilela detalha planos para distrito de inovação no Centro de Goiânia

04 agosto 2025 às 13h36

COMPARTILHAR
O vice-governador Daniel Vilela (MDB) revelou mais detalhes sobre o plano de criação de um distrito de inovação no Centro de Goiânia. Segundo ele, o Governo de Goiás está avançando na implantação de um parque tecnológico nos moldes do Porto Digital de Recife. A iniciativa é considerada uma contribuição importante para o plano de requalificação da região central da capital.
“Estamos trabalhando no desenvolvimento de um distrito de inovação, priorizando a área central de Goiânia, com o objetivo de revitalizar a região”, contou Vilela ao Jornal Opção. “Além disso, precisamos abrigar muitos servidores estaduais que atualmente estão em prédios alugados. Estamos integrando esses aspectos no projeto para ocupar esses prédios com nossos servidores, contribuindo para a revitalização do Centro da capital”, explicou.
Em março, o vice-governador foi a Recife, capital do Pernambuco, para uma visita ao Porto Digital da cidade. O objetivo na época foi conhecer o modelo de inovações e tecnologias aplicadas na gestão pública e ações relacionadas a inteligência artificial. Vilela estava acompanhado do secretário de Ciência e Tecnologia (Secti), José Frederico, e do deputado estadual Virmondes Cruvinel.
“A ideia é replicar o modelo de Recife, onde a área portuária histórica foi transformada em um distrito de inovação, atraindo diversas empresas, não apenas de tecnologia, mas também de outros setores da economia. Estamos trabalhando em colaboração com o prefeito Sandro Mabel, que em breve apresentará um novo projeto com incentivos para a instalação de indústrias, comércios e serviços naquela região”, afirmou Vilela.
Revitalização do Centro de Goiânia
Anteriormente, Vilela mencionou o plano de contribuir para revitalização do Centro de Goiânia em março, após a primeira visita ao Paço Municipal em quatro anos. Sem muitos detalhes, ele afirmou que a questão seria uma contribuição do governo estadual para o futuro projeto de Mabel para o Setor Central. Na época, algo que já passava por estudos e negociações, mas pode envolver desapropriações.
Mabel também já havia dito que tem um plano para transformar Goiânia no “Vale do Silício” do Brasil. Além de investir em qualificação de mão de obra, ele quer criar um “Palácio de Games” no Jóquei Clube, um espaço dedicado ao desenvolvimento de videogames. No momento, o espaço pelos trâmites finais para a desapropriação.
Já o plano de requalificação de Goiânia ainda está em debates e sob responsabilidade da Secretária de Gestão, Negócios e Parcerias (Segenp). Segundo o consultor da pasta, Flávio Rassi, os planos de requalificação e o antigo projeto da gestão Rogério Cruz (SD) está sob análise. Mais novidades devem ser divulgadas no segundo semestre.
Leia também:
A nova frente de investimento tecnológico em Goiás que pode refletir em 2026