Corpo de Bombeiros inicia operação para prevenir afogamentos em Goiás
30 junho 2023 às 08h08
COMPARTILHAR
O Corpo de Bombeiros deu início a mais uma edição da operação Férias – Turista Seguro, com o objetivo de prevenir afogamentos em Goiás. Durante a temporada de férias, diversas ações serão desenvolvidas, principalmente ao longo das margens do Rio Araguaia.
Aproximadamente 300 bombeiros estarão presentes em nove municípios goianos, incluindo Aragarças, no oeste do estado, Aruanã e Faina, no noroeste goiano. Com o aumento do fluxo de visitantes, o Corpo de Bombeiros destaca a importância dos turistas estarem atentos e seguirem as orientações para evitar acidentes. Uma dessas orientações é a utilização do colete salva-vidas, conforme explicado pelo capitão Daniel Marra.
“Se você estiver em um município onde o Corpo de Bombeiros estiver presente, é recomendado que prefira utilizar as praias monitoradas pela corporação. Recomendamos o uso do colete salva-vidas, que é considerado o elemento de segurança número um nas águas. Também é aconselhável não dirigir embarcações ou se aventurar no rio se estiver sob efeito de bebidas alcoólicas. Ao seguir essas medidas, você reduz significativamente o risco de afogamento. Além disso, evite utilizar equipamentos que possam gerar chamas em acampamentos, como fogões, cigarros, isqueiros ou velas próximas a barracas de lona, plástico ou palha, pois eles podem causar incêndios que se propagam rapidamente, especialmente durante este período de seca”, ressalta o capitão.
O capitão Daniel Marra alerta também sobre a importância de os turistas terem cuidado especial ao pegar a estrada para viajar. “Realize a revisão do veículo, verifique o nível de água, de óleo e o sistema de freios, assim como a condição dos pneus. Ao agir dessa forma, você estará garantindo uma viagem segura para você e sua família, desfrutando de férias divertidas e retornando para casa com saúde e total integridade física”, destaca.
Outra orientação deixada pelo Corpo de Bombeiros é acionar o socorro imediatamente pelo número 193 em caso de emergência.