Para evitar afogamentos e outros acidentes durante a Temporada Mais Araguaia 2023, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMG) estará focado na prevenção. De acordo com o Comandante-Geral da instituição, Coronel Washington, cerca de 300 bombeiros estarão trabalhando na região. Fora que será realizado um trabalho de conscientização envolvendo os turistas que visitarem o Rio Araguaia.

“Dividimos o efetivo em nove pontos operacionais, o que deixa em média 12 a 13 bombeiros por localização”, contou o Comandante-Geral durante a coletiva de imprensa. “Teremos um serviço diário, incluindo medidas preventivas como entrega de folders com explicação para os turistas e para as comunidades ribeirinhas, com projeto Anjos do Araguaia. Todo esse serviço tem ajudado a zerar os afogamentos durante a temporada”, completou. 

Criada em 2010, a iniciativa Anjos do Araguaia faz parte do Projeto Bombeiro Mirim e atua em comunidades locais. Entre as atividades desenvolvidas, além da conscientização, as crianças recebem aulas de natação, salvamento aquático e outras atividades envolvendo o trabalho do CBMG.