Casos de varíola dos macacos passam de 18 para 32 em Goiás
01 agosto 2022 às 18h01
COMPARTILHAR
Nesta segunda-feira (1), a quantidade de casos da monkeypox (varíola dos macacos) chegou a 32 em Goiás. Um aumento de 14 confirmações, em comparação com o informativo anterior da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), divulgado na última sexta-feira (29).
Todos os registros são de homens que têm entre 23 e 43 anos de idade. Entre os novos casos, 12 foram confirmados em Goiânia. Assim, a capital totaliza 26 diagnósticos. Aparecida tem dois casos. Inhumas, Itaberaí, Luziânia e Cidade de Goiás têm um caso confirmado cada.
Segundo a SES-GO, existem ainda 54 casos suspeitos no estado. Deste total, 41 estão em Goiânia, cinco em Aparecida e dois em Valparaíso. Já Inhumas, Abadia de Goiás, Chapadão do Céu, Jaraguá, Itauçu e Faina têm um casa suspeito em cada município.
Os sintomas da varíola dos macacos são febre, dor de cabeça, inchaço dos gânglios, dor nas costas, dor muscular, calafrios e exaustão. A transmissão da varíola dos macacos ocorre por contato com fluidos corporais, lesões na pele ou mucosas, como boca ou garganta. A doença também pode ser transmitida por gotículas respiratórias durante contato prolongado ou por objetos contaminados.