Candidato a deputado federal professor Edward Madureira assina carta em defesa da democracia
11 agosto 2022 às 18h40
COMPARTILHAR
O ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e pré-candidato a deputado federal, Edward Madureira (PT), assinou a “Carta às brasileiras e brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”. O documento foi organizado após falas contra o processo eleitoral do país.
O documento é organizado pela Universidade de São Paulo e, em Goiás, apoiado pela Faculdade de Direito e o Campus da Cidade de Goiás, que pertencem à UFG. Edward Madureira, que também já foi presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), assinou a carta em ato realizado na própria Faculdade de Direito da UFG.
“Esta carta recupera uma outra carta de 1977, na época da ditadura, que funcionou como iniciativa para a saída daquele estado. Agora, ela vem de forma preventiva, uma vacina contra a volta da ditadura”, diz Edward Madureira ao Jornal Opção. “É um absurdo as declarações que a gente tem ouvido de defesa da ditadura, de negacionismo em todos os campos, inclusive negar as urnas e eleições. O Estado Democrático de Direito tem que prevalecer”, defende o Edward.
Para o professor e pré-candidato à Câmara dos Deputados, a educação sempre é vanguarda nas grandes mudanças do país. “É muito simbólico isso nascer dentro da USP, dentro das universidades (…).Universidade é lugar de preservar a democracia e o Estado de Direito”, comenta.
A carta já tem mais de 970 mil assinaturas, entre elas a de artistas como Caetano Veloso, Fernanda Montenegro e Anitta, que também leram o documento, em vídeo publicado nas redes sociais.