Com mais 155 mil visitantes até o domingo, 11, quando acabou o evento, a Campus Party Goiás 2023 teve o maior público desde a sua primeira edição, em 2019. A quantidade também superou o recorde de 2022, com cerca de 150 mil frequentadores. Entretanto, para o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), a superação da marca anterior não era uma previsão da atual gestão do Governo estadual.

“No ano passado, o governador disse que esta Campus Party seria a maior e batemos a meta”, contou José Frederico Lyra Netto, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás. “Ele acredita no potencial dos jovens goianos e sabe que, se a vocês for dada a oportunidade, vocês chegarão onde quiserem”, completou.

O evento deste ano também com dois espaços destinados ao público, um gratuito e um pago. A primeira foi a que mais recebeu público durante a convenção e a segunda contou com mais de 11 mil pessoas, além de outros dois mil campuseiros que fizeram camping no local.

Com o sucesso do evento neste ano, a edição 2024 da Campus Party Goiás já está marcada para ocorrer entre os dias 29 de maio a 02 de junho.

Hackthon.GOV

Durante a Campus Party, o Governo de Goiás realizou dois hackathons, junto a parceiros: hackathon.GOV e o Low Code. Ambos com entrega de prêmios aos vencedores.

No hackathon.GOV, cerca de 181 pessoas participaram para encontrar uma solução tecnológica para melhorar a segurança nas escolas. O vencedor foi o SafeLearn, com uma proposta sobre triangulação por GPS ao uso de inteligência artificial para identificação de sons. A equipe recebeu R$ 5 mil em dinheiro; enquanto o segundo e terceiro lugares (Nova Era e EduWatch) ficaram com R$ 3 mil e R$ 2 mil, respectivamente.

Já no Low Code, que foi realizado entre alunos das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) e da rede estadual de ensino, o tema foi mobilidade. Os participantes precisaram desenvolver competências do pensamento computacional, habilidades de programação e empreendedorismo sobre a questão.  

Os vencedores foram as equipes ItaJus (1º), Technology Time (2º) e Baixinhos e Gigantes – Os Gênios (3º). Cada membro dos times receberam computadores recondicionados pelo programa Sukatech, fora que alunos ainda obteram bolsas de iniciação científica de R$ 100, durante 12 meses, garantidas pelo Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA-UFG).