Em café da manhã com representantes da imprensa de Goiás na manhã desta terça-feira, 5, o governador Ronaldo Caiado fez questão de ressaltar que não é possível o desenvolvimento – regional ou nacional – sem investir em tecnologia, em ciência e em educação. Caiado disse que é necessário acreditar nas potencialidades da população. “Não podemos ficar simplesmente na condição de mão-de-obra. Existem países (vários) que copiaram modelos tecnológicos e que atualmente são melhores que os originais”, explicou em referência à China, país que visitou recentemente.

Resta lembrar que na fase mais incipiente de suas indústrias, japoneses e coreanos tinham seus produtos classificados como de segunda linha pelos consumidores ocidentais. Na atualidade, ninguém classifica os carros da Toyota e os smartphones da Samsung como de qualidade inferior aos equivalentes ocidentais. E, a indústria chinesa de alto valor agregado segue o mesmo caminho, basta observar os telefones chineses que atualmente conseguem abrangência mundial.

A fala do fundador da União Democrática Ruralista (UDR) que, desde os anos 80, foi um dos principais porta-vozes dos latifundiários evoluiu para a percepção de que desenvolvimento precisa vir acompanhado de aumento do valor agregado do produtos. O discurso de Caiado não esqueceu o agro, lembrado ao ressaltar o crescimento do PIB do Estado e dos empregos, mas se aliou ao desenvolvimento tecnológico.

O governador ressaltou ainda que sua principal bandeira é a qualidade dos serviços prestados à população, juntamente com a transparências nos gastos. Neste sentido, fez menção às escolas estaduais, ao Cora, ao combate ao crime organizado e à digitalização das informações estaduais.

Além disso, ele fez questão de ressaltar que Goiás obteve o aumento de 6,04% no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), que é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). Esse avanço coloca o estado na segunda posição nacional ficando atrás apenas do Paraná, e superando a média brasileira que foi de 2,8%.

Outro ponto reforçado por Ronaldo Caiado (UB) foi o compromisso de que o vice, Daniel Vilela (MDB), será seu sucessor na busca pelo comando do Palácio das Esmeraldas na eleição de 2026. Caiado afirmou que continua no mandato por mais dois anos e depois passará a gestão para Daniel “continuar essa luta pelo estado de Goiás”.

No discurso, Caiado aproveitou também para elogiar o secretário de Comunicação, Gean Carvalho. Apesar de a escolha do auxiliar ter sido vista por emedebistas como decisão pessoal do governador, Carvalho é tio de Daniel e, por isso, ligado à cota do MDB nos cargos de primeiro escalão do estado.