Caiado fala em potencial de Goiás como produtor de combustível sustentável de aviação
24 abril 2024 às 14h39
COMPARTILHAR
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), voltou a destacar o potencial do estado na produção de etanol. Durante o evento de lançamento do Programa de Eficiência Energética nesta quarta-feira, 24, ele elogiou a produção goiana do combustível sustentável. Além de defender mais formas de integrar fontes sustentáveis na atual gestão.
“Somos o único país do mundo com essa capacidade de geração de energia renovável”, ressalta Caiado, em discurso. “Muita gente acreditou, mas estamos vendo a revolução do etanol, uma nova perspectiva que já é realidade. Nós estamos dando um bom exemplo, Goiás é um dos estados produtores, com tecnologias que desenvolvemos”, complementa.
Em sua fala, Caiado ainda ressaltou que potencial de energia renovável abre um leque de possibilidades de investimentos para o estado. Uma área que ele fez questão de citar é o combustível sustentável de aviação (SAF). O plano é que Goiás se torne uma referência nacional como produtor do combustível para aviões que pode utilizar o etanol como base.
Além do etanol, esse combustível moderno é menos poluente, pode ser feito através de várias fontes, incluindo óleo de cozinha e resíduos de gases de combustão. Atualmente, o estado é destaque na produção dos insumos necessários, principalmente o etanol. Só que o plano é transformar Goiás em produtor para a alternativa ao querosene de aviação.
Segundo o Secretário-Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, existe uma exigência mundial para que o SAF substitua o querosene. Ele explica que até 2031, praticamente 100% da aviação deve adotar combustível sustentável. “A demanda pelo etanol aumentará em um patamar absurdo porque a aviação consome bastante energia”, explica.
Leia também:
Goiás quer economizar R$ 170 milhões a cada cinco anos com eficiência energética
Com reajustes, abastecer com etanol só é vantajoso em Goiás, DF e mais 7 estados