Caiado destaca atuação da PGE no combate à corrupção e recuperação da credibilidade em Goiás
12 novembro 2024 às 09h57
COMPARTILHAR
Na abertura da 50ª edição do Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, realizada ontem, segunda-feira, 11, o governador Ronaldo Caiado (UB) destacou a importância da atuação da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE). Segundo o chefe de Estado goiano, órgão foi importante para o combate à corrupção e recuperação da credibilidade institucional de Goiás.
“Desde que comecei o governo, não só valorizei, como fiz questão de dar todo apoio para que a PGE se ocupasse de todos os órgãos, tanto diretos quanto indiretos, da gestão”, disse Caiado, em evento que recebeu uma medalha de homenagem. “Ampliei o complexo do Estado sob a tutela da Procuradoria, que contribuiu muito para que Goiás recuperasse sua credibilidade e avançasse no combate à corrupção”, pontou.
O governador também listou que a PGE teve um papel crucial nas negociações com o próprio STF e na elaboração de projetos fundamentais, como o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e a construção do CORA. “São inúmeros pontos cuja eficiência da Procuradoria fez com que Goiás atingisse o patamar de qualidade que é reconhecido nacionalmente em educação, saúde, segurança e nos programas sociais”, destacou.
Com a abertura realizada no Espaço Dois Ipês, no Setor Jaó, a cerimônia ocorreu no mesmo dia que o aniversário de 60 anos da PGE. Lideranças jurídicas de todo o Brasil, incluindo o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, estavam presentes no evento.
“A advocacia pública é um dos serviços mais importantes aos Estados, à União e à nacionalidade em geral. Faz o controle da legalidade dos atos públicos e a representação crucial da Fazenda Pública. Sou habituado com este encontro, um egresso e tenho o prazer de discutir democracia, plataformas digitais e a inteligência artificial, três dos grandes temas da atualidade”, disse o presidente do STF, que comandou um debate sobre “Estado Democrático de Direito: inteligência artificial e desafios da regulação das redes sociais”.
Também estiveram presentes no evento o presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (Apeg), Claudiney Rocha, que celebrou a bodas de ouro do evento. Além do Procurador-geral do Estado, Rafael Arruda, que pontuou a atuação do órgão como “fiadora da diferença dos órgãos de controle externo”.
Leia também:
Caiado inaugura novas instalações do Centro de Mídias do GoiásTec