A vice-prefeita de Goiânia, Cláudia Lira (Avante), integra um grupo de 12 autoridades a bordo de um ônibus com destino a Arábia Saudita para repatriar ao Brasil, conforme divulgou a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A comitiva dos políticos estava no país para participar da Muni Expo Israel 2025, um congresso que tem o objetivo de apresentar projetos de cidades no âmbito da segurança e desenvolvimento urbano em várias cidades de Israel.

Em entrevista para o Jornal Opção, Cláudia afirmou que a comitiva saiu do país por volta das 07h da manhã desta segunda-feira, 16, e atualmente se encontra na estrada da Jordânia. De acordo com a gestora, o grupo foi informado que sairiam de Riade, capital da Arábia Saudita para o Brasil, para contornar o bloqueio do espaço aéreo israelense. 

Autoridades estaduais

Além de Lira, outras duas autoridades goianas ainda se encontram em Israel, segundo levantamento da Comissão de Relações Exteriores do Senado, presidida pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), sendo o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo, e o secretário estadual de Saúde (SES), Rasível dos Santos, mas a sua esposa, Keila Edna Santos. 

A equipe de redação tentou entrar em contato diretamente com os titulares da pasta para saber sobre a segurança e os planos para sair da zona de guerra dos bombardeiros iranianos, contudo, não conseguiu contato. 

Em nota, a SES e a Seapa informou que os titulares seguem em segurança no hotel da cidade de Tel Aviv, e aguarda orientações da embaixada. Leonardo e Rasível integravam uma missão do Consórcio Brasil Central, entre os dias 7 a 14 de junho, para discutir avanços na área de Inteligência Artificial, e desenvolvimento tecnológico no setor da agropecuária. 

Por outro lado, o Jornal Opção tentou entrar em contato com a comunicação da SES-GO para saber da segurança do titular da pasta, contudo, não recebeu resposta. Apesar disso, o espaço segue aberto para atualizações.

As três autoridades goianas ficaram confinadas em Israel com o fechamento do espaço aéreo pelos ataques iranianos em solo israelese. 

Leia também:

Em meio a conflito com o Irã, Claudia Lira mostra novo retorno a bunker após avisos sonoros de ataques do Irã em Tel Aviv