Vereadores repercutem vitória de Mabel e próximos passos no Legislativo
28 outubro 2024 às 15h58
COMPARTILHAR
Após as eleições, os vereadores da Câmara Municipal de Goiânia repercutiram a vitória de Sandro Mabel (UB) no domingo, 27. Com o término do pleito, o Legislativo poderá funcionar normalmente e votar matérias que estavam vetadas durante o período eleitoral. Os parlamentares eleitos ainda vão buscar articulações políticas com a próxima gestão.
Para o vereador Lucas Kitão (UB), a virada de Mabel foi histórica e ele ressaltou o trabalho da base para reverter o cenário do primeiro turno contra Fred Rodrigues (PL). Agora, o parlamentar aguarda os próximos passos do prefeito eleito. Ele também indica que uma das prioridades da próxima gestão poderá ser a área financeira do município.
“A discussão da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2025 pode ser o ponto de partida”, destaca Kitão. “Ao mesmo tempo, Mabel também pode trabalhar com os governos de Goiás e Federal a respeito para buscar recursos. Ele tem muita experiência política e é um bom articulador para lidar com essas questões”, acrescenta.
Ao mesmo tempo, o vereador Cabo Senna (PRD), presidente da Comissão Mista, que trata da LOA 2025, ressaltou que é importante trabalhar o texto com o gestor eleito. “São R$ 10,6 milhões para serem apreciados também com o próximo prefeito”, conta. O representante ainda aguarda se reunir com representantes de Mabel para novas discussões.
Já Henrique Alves (MDB), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), ressaltou que a vitória de Mabel foi histórica em Goiânia. Ao mesmo tempo, ele acrescenta que espera um processo de transição tranquilo dentro da Casa e no Paço Municipal.
“Aqui temos poucos integrantes de oposição, não vejo que teremos muitas dificuldades por conta disso. Também vejo boa vontade do atual Executivo, com o Rogério (Cruz) e o Jovair Arantes (secretário de Governo) em ajudar no processo de transição”, conta o vereador do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Oposição
O vereador Fabrício Rosa (PT) destacou que o Partido do Trabalhadores (PT) será oposição na Casa. “O nosso partido será oposição, tanto para o Sandro Mabel quanto para o Fred Rodrigues”, afirma. Lembrando que além dele, o PT terá na bancada os vereadores Professor Edward e Kátia Maria.
Já o Partido Liberal (PL) também será oposição, segundo o vereador Oséias Varão (PL). No entanto, o partido não teve discussões a respeito de como isso será entre os quatro parlamentares da sigla. Além dele, o partido elegeu Major Vitor Hugo, Coronel Urzêda e Willian Veloso. O plano da bancada é se reunir em breve para discutir a respeito dos planos como oposição.
Projetos e articulações
Além da LOA de 2025, a Câmara Municipal também retorna com matérias que foram vetadas de serem votadas durante o período eleitoral. Os vereadores devem continuar a tramitação do Plano de Requalificação do Centro de Goiânia, o “Centraliza” e a desafetação de áreas públicas municipais. Fora articulações para montagem do próximo governo e da Mesa Diretora da Casa.
Lembrando que Mabel possui atualmente 27 vereadores como base na próxima gestão e atualmente possui pelo menos 30 vereadores aliados na atual legislatura.
Leia também:
Sandro Mabel é eleito prefeito de Goiânia com 55,53% dos votos