Vereadores querem renomear Feira Hippie em homenagem a Mauricinho Hippie
12 novembro 2024 às 11h31
COMPARTILHAR
Na abertura da sessão ordinária desta terça-feira, 12, os vereadores aproveitaram para homenagear Maurício de Oliveira da Costa, conhecido popularmente como Mauricinho Hippie. Os parlamentares prestaram um minuto de silêncio em respeito do ícone dos anos 1970. O vereador Anselmo Pereira (MDB) também pediu para renomear a Feira Hippie com o nome dele.
“Foi o meu colega de Lyceu de Goiânia”, disse Pereira, em fala no plenário da Câmara Municipal. “Já encomendo um projeto para denominar a Feira Hippie como ‘Feira Hippie – Maurício de Oliveira da Costa (Mauricinho)”, pediu o parlamentar para o colega Paulo Magalhães (UB). Um dos criadores da Feira Hippie, Mauricinho estava internado por complicações de saúde e morreu no último domingo, 10.
Magalhães, que solicitou o minuto de silêncio para Mauricinho Hippie, também ressaltou a importância do ícone para a capital. “Realmente uma figura que alegou muito as ruas e avenidas de Goiânia. Foi o primeiro a expor a Feira Hippie na Praça Civica. (…) Então, nos queremos fazer essa homenagem para ele”, contou.
Ao mesmo tempo, o vereador Denício Trindade (UB) contou histórias de sua infância no Setor Aeroporto. “Era uma figura inusitada, era a alegria das crianças porque sempre que ele passava, ele brincava com todo mundo. Ele fez a sua história, era uma pessoa do bem”, relatou.
Como o pedido de Pereira foi feito hoje, ainda não nenhum projeto sobre a questão registrada na Câmara Municipal. No entanto, ele espera que os vereadores aprovem a matéria.
Percursos do movimento Hippie
Mauricinho morreu no domingo, aos 84 anos. Ídolo goianiense há 50 anos atrás, Mauricinho Hippie era uma figura ilustre e pioneiro na luta LGBTQI+ na capital. Com seu estilo único, ele chamava atenção pelas vestimentas com cores e estilo extravagante. Ele também era artista plástico e foi um dos pioneiros do movimento Hippie em Goiânia. Além de ser um dos fundadores da Feira Hippie.
Leia também: