A Câmara Municipal de Goiânia aprovou na quinta-feira, 5, a mudança do nome do Parque Zoológico para homenagear o professor José Hidasi. Ele é conhecido por trabalhos no campo da taxidermia e ornitologia, além de ter fundado zoológico da capital. Após a aprovação, a matéria do vereador Henrique Alves (MDB) segue para a sanção do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade).

Natural da Hungria, Hidasi József, conhecido com José Hidasi, veio para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial. Após uma estadia no Rio de Janeiro, ele veio para Goiânia durante o trabalho na Fundação Brasil Central (FBC) e permaneceu na capital goiana. Aqui ele seguiu com os estudos envolvendo aves (ornitologia) e para conservar peles e órgãos de animais mortos (taxidermia).

Em Goiânia, além de fundar o primeiro zoológico e o Museu de Ornitologia, o professor ainda doou inúmeras peças de taxidermia para a Pontífice Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Fora que publicou três livros a respeito do próprio trabalho antes de morrer aos 95 anos em 2021.

Leia também:

Zoológico de Goiânia pode receber nome de ornitólogo e taxidermista húngaro; conheça a história