Vereadores apontam tentativa de interferência do Paço na composição da CEI da Comurg
16 março 2023 às 13h42
COMPARTILHAR
O Paço Municipal tentou interferir na decisão dos cargos da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Companhia Municipal de Urbanização de Goiânia (Comurg), de acordo com vereadores da Casa. Segundo conversas de parlamentares com o Jornal Opção, a intenção era eleger Pedro Azulão Jr. (PSB) como presidente na quinta-feira, 15, ao invés de Ronilson Reis (PMB). Ao mesmo tempo, houveram tentativas de garantir a vice-presidência para Henrique Alves (MDB) e até um outro nome para a relatoria de Thialu Guiotti (Avante).
Durante a votação para composição, Azulão e Henrique foram os únicos que não votaram com a maioria dos membros da CEI. A exceção ficou por conta da vaga de relatoria, em que Thialu foi unanimidade.
De acordo com Ronilson, as tentativas da Prefeitura realmente aconteceram, mas acabaram não funcionando. “Houve sim interferência do Paço para colocar vereadores que são 100% da base. Acho totalmente incoerente a atitude, mas os vereadores entenderam que os trabalhos aqui são independentes. Prova disso é que fui eleito como presidente”, explicou.
Já Thialu, apesar de ter sido escolhido de forma unânime pelos membros da CEI, declarou que ficou “chateado” com os movimentos, pela forma como aconteceram. Durante coletiva de imprensa, quando questionado se o Paço teria confiança nele para a relatoria, o parlamentar do Avante disse que não.
“Pelo menos no primeiro momento, não pareceu confiar em mim. Aí cabe automaticamente o juízo de valor em relação a eles. Obviamente a minha postura como parlamentar nesses dois anos e três meses demonstram retidão na minha palavra e compromisso como parlamentar”, afirmou Guiotti.
Próximos passos
Nesta sexta-feira, 16, às 14h, ocorrerá uma reunião para montar o cronograma da CEI da Comurg. Segundo Ronilson e Thialu, os trabalhos da comissão deverão ser realizados três vezes por semana (segundas, terças e quartas-feira), a partir das 14h.