Os ipês-rosas plantados em Goiânia atraem os moradores e visitantes. O que as pessoas fazem diante da beleza da espécie não é algo de se estranhar. O florido dessa e outras plantas, como boungavilles, têm atraído olhares de quem circula pela cidade. Ou seja, bastaram alguns dias de temperaturas mais altas, para a floração dar às caras.

O ipê-rosa floresce geralmente entre junho e agosto. Em 2022, desde julho é possível ver as flores espalhadas pela Capital goiana. Agora, neste início de agosto, em pleno inverno, outras cores, como ipê-amarelo, também estão floridas pelo município. A primavera terá início no dia 22 de setembro.

Especialistas explicam que as plantas não acompanham o nosso calendário, mas o clima. Como efeitos das mudanças climáticas, os ipês e boungavilles estão florindo desde julho, principalmente algumas espécies do cerrado, mas agora em agosto começou a floração das espécies de maior porte.

Desenvolvimento sustentável

Goiânia está entre as cinco primeiras capitais em desenvolvimento sustentável no país, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis (PCS).

A capital goiana obteve nota geral de 58,3 pontos, e recebeu as melhores avaliações nas categorias “Indústria, inovação e infraestruturas”, “Energias renováveis e acessíveis”, e “Percentual de esgoto tratado”.